Lendas Urbanas

Plano de Aula do Filme A Menina do Algodão | Documentário, Ficção | De Daniel Bandeira, Kleber Mendonça Filho | 2002 | 8 min | PE

Lendas urbanas, assim como as folclóricas, são narrativas curtas e simples que por serem transmitidas pela tradição oral sofrem mudanças constantes. Por seu caráter misterioso e amedrontador, é um tema que fascina os alunos, que sempre estão tentando assustar os colegas com uma história de terror. O curta "A menina do Algodão" conta a lenda da garotinha morta que aterrorizou crianças nas escolas do Recife, mas que é contada até hoje e assombra crianças de todas as regiões do Brasil.

- Conhecer as características do gênero textual lenda urbana

- Conhecer diferentes lendas urbanas

- Produzir um curta

1° momento:

Antes de assistir com os alunos ao curta "A menina do Algodão ", em uma roda de conversa, questione os alunos se eles acreditam em coisas sobrenaturais e em lendas urbanas, faça um levantamento das lendas urbanas que os alunos conhecem e anote para utilizar posteriormente. Explique que o filme que eles vão assistir é mais uma lenda contada de geração em geração para assombrar as crianças.

2° momento:

Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (essas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)

- Do que se trata o curta?

- O que mais chamou a atenção na história do filme?

- Vocês já conheciam a história do curta, ela foi contada igual ou sofreu modificações?

-Vocês acreditam que essa história é real ou apenas uma lenda urbana?

Explique que lendas são geralmente histórias transmitidas oralmente pelas pessoas para contar acontecimentos que misturam fatos reais e fantasiosos e que são modificadas pela imaginação das pessoas a cada vez que é contada.

3° momento:

Divida os alunos em pequenos grupos e solicite que façam uma pesquisa na internet levantando as diferenças existentes entre lenda e lenda urbana e peça para que eles classifiquem as lendas que foram citadas no início da aula.

4° momento:

Cada grupo deverá escolher uma lenda para recontar, ou pode optar por criar uma. Oriente os alunos como montar um roteiro em todas as suas etapas.

O grupo deverá se dividir pensando nas seguintes tarefas:

- responsável pelo roteiro

- responsável pela filmagem

- responsável pela edição de vídeo

- responsável pela criação de cenário e personagens

- responsável pelo áudio

Depois dos filmes prontos, organize um dia para exibi-los para toda a comunidade escolar.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas