|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

E o sertão virou mar, virou favela...


Plano de Aula do Filme Cidadelas | Animação | De Paulo Mussoi, Renato Fagundes | 2002 | 11 min | RJ


O grito. A dor. O sangue a correr pelo chão. O trovador a narrar o choque. O conflito a céu aberto que opõe irmãos nascidos do mesmo solo, sob a mesma bandeira. Canudos e seu arraial, criados a partir da sanha e das crendices de Antônio, o Conselheiro, ainda no final do século XIX, simboliza os pobres, iletrados e excluídos que mais de cem anos depois trocaram de endereço e continuam a ter o mesmo destino precoce, a cova coletiva, sem identificação. Se Euclides da Cunha falou do sertanejo como um forte, o que dizer do favelado ou do sem-terra, herdeiros da desgraça social de Conselheiro em pleno século XXI?




Objetivos
Apresentar e colocar em discussão a Guerra de Canudos, suas repercussões históricas, as possibilidades de paralelos com os movimentos sociais e a desigualdade na distribuição de renda e recursos que ainda existe no Brasil passado mais de um século do conflito travado no interior da Bahia e retratado com maestria na clássica obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha.

Situação Didática
Cidadelas é alegórico e não direto, informativo, cronológico. Propõe leitura de toda a simbologia nele apresentada, de sua narrativa musical que resgata o repentista nordestino, passando pelos desenhos a se alternar e sobrepor como explicação de um fato histórico consumado mas ainda com muitas lições a nos dar. Nesse sentido, compete ao professor requisitar a leitura, quadro a quadro do curta e realizar comparações com trechos descritivos da guerra a partir de livros como "Os Sertões" ou paradidáticos que expliquem Canudos e Antônio Conselheiro. Outra importante ação é a criação de ponte que liga o passado e o presente, para comparações entre Canudos e as favelas ou o Movimento dos Sem-Terra.

Comentários
Canudos é uma chaga não curada da história do Brasil Republicano. Constitui página não totalmente explicada ou compreendida. Traz para nós não somente a imagem da guerra, do conflito entre irmãos brasileiros, mas também, ainda mais forte, o antagonismo social, a desigualdade marcante, a fome e o analfabetismo que provocam o fanatismo e levam as pessoas a seguir novos messias... Cidadelas traz o inferno de Conselheiro novamente a baila, com os jagunços simples e humildes, magros e esperançosos enfrentando as balas do novo governo republicano... Como descendentes e herdeiros desta história, temos que melhor entendê-la para superar as mazelas que ainda perduram neste país!

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado