Sistemas: O que são? Porque existem? Para que servem?

Plano de Aula do Filme Veneta | Animação | De Flavio del Carlo | 1980 | 5 min | SP

Já te disseram que você é parte de sistemas? Ou ainda que seu próprio organismo é um complexo de sistemas que se completam e se auxiliam? Certamente já ouviu que tudo é culpa do sistema... E o que esta palavra quer dizer? O que são os sistemas, sejam eles quais forem e quantos forem? De onde surgiu a necessidade e o ímpeto humano para sistematizar tudo o que vê? E até que ponto o sistema ou os sistemas são realmente úteis ou quando deixam de ser? Você percebe o(s) sistema(s) ao seu redor, na sua vida, no cotidiano, no trabalho?

Levantar questões cruciais como: O que são sistemas? Existe um sistema maior que orienta todas as nossas ações? Nós percebemos isso, ou seja, é parte consciente de nossas ações e existências? Isso está sendo positivo para nossas vidas? Até que ponto cerceia nossas liberdades e direciona nossas realizações?

Apresentar o curta-metragem de animação sem maiores comentários. Pedir aos alunos, após esta apresentação, que escrevam um breve texto (no máximo 5 linhas) sobre a compreensão que tiveram ao assistirem o filme. Recolher esta produção e redistribuir juntamente ao grupo, de forma aleatória, para que alunos diferentes leiam o que foi escrito por seus colegas. Orientar os alunos, a partir destas leituras, para a compreensão dos processos, métodos e ações uniformizadas, além da divisão social evidenciada. Com base nestas colocações buscar associar o que foi visto a ideia de sistema. Apresentar exemplos de sistemas e pedir que pesquisem na web, jornais, revistas, entrevistas (diferentes grupos com tarefas diversas). A partir da coleta de dados promover nova interação e troca de ideias para afinar o conceito.