Produzindo um cordel

Plano de Aula do Filme A Moça que Dançou Depois de Morta | Animação | De Ítalo Cajueiro | 2003 | 11 min | DF

O curta a Moça que Dançou Depois de Morta foi baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular, e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor.

Conhecer as características do gênero Cordel

Conhecer características regionais que influenciam a literatura de Cordel

Produzir texto

1º momento

Inicie a aula apresentando algumas xilogravuras de Cordel para os alunos e questione:

Como chama esse tipo de ilustração?

Já leram alguma história que usa esse tipo de gravura como ilustração?

O que é Cordel? Quem já leu esse tipo de texto?

Quem escreve Cordel?

Quais são as características desse texto?

Anote as respostas dos alunos na lousa durante a discussão.

2º momento

Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (essas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)

- Do que se trata o curta?

- Quais reflexões o curta provoca?

- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?

- Qual a mensagem que o curta quer passar?

3º momento

Explique que o curta que eles assistiram foi baseado na história de cordel de um renomado artista popular chamado J. Borges e que ele produziu as ilustrações do filme.

Divida a turma em pequenos grupos e solicite que façam uma pesquisa na internet seguindo o roteiro sugerido: (você pode modificar ou acrescentar perguntas se achar necessário)

1.

O que é xilogravura e qual a sua importância na literatura de Cordel?

2.

Qual a origem da literatura de Cordel?

3.

Quais são as características dessa literatura?

4.

Quem foi J.Borges?

5.

Quais outros cordelistas brasileiros renomados?

6.

Quais são os temas mais presentes na literatura de cordel?

7.

Quais regiões do Brasil esse gênero está mais presente?

8.

Quais os principais cordéis que existem atualmente?

Peça para que os grupos socializem as respostas encontradas e compare com as que foram anotadas no primeiro momento da aula.

4º momento

Sugira que os grupos, com base nas pesquisas que realizaram, escolham um dos temas e escrevam um texto seguindo as características do gênero estudado.

Os grupos deverão escolher quem ficará responsável pelo texto, pelas gravuras e pela edição do livreto na plataforma Livros Digitais.

Os alunos podem pesquisar formas de fazer xilografura pela internet, e tirar foto das gravuras para editar o livro.

As produções podem ser impressas e distribuídas para a comunidade escolar numa tarde de autógrafos ou podem ser publicadas no site da escola.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas