1. Partindo das reflexões propostas pelos filmes, inicia-se um debate.
2. Propor aos alunos que durante a Copa do Mundo, façam um gráfico das notícias divulgadas em 2 principais Telejornais, que serão escolhidos pela classe
3. a Tarefa de colher os dados pode ser dividida entre os alunos para que todos participem
4. O professor pode eleger um dia da semana , aonde em grupos de 4 ou 5 crianças, estas devem comparar os dados e colocarem suas análises
5. Ficha de Analise - pode conter os seguintes elementos: reportagens abordadas, duração das reportagens e qual o destaque que elas receberam.
6. Durante a Copa, os alunos estarão discutindo sobre a Copa, sem perder de vista um olhar crítico, ao mesmo tempo utilizando um espaço que a TV ocupa na vida deles, mas com intervenções.
7. Ao final da Copa, cada grupo deve apresentar resumidamente os seus dados
8. A partir do que os alunos apresentarem retornar as questões propostas pelo filme.
9. Pode-se ainda construir um documentário do mesmo gênero do Kinocopa, mas abordando a Copa de 2006.