|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 105 { professores: 1 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

O Nosso Livro


Plano de Aula do Filme O Nosso Livro | Ficção | De Claudia Rabelo Lopes, Luciana Alcaraz | 2005 | 15 min | RJ


Isabel e Roberto não se conhecem, mas trocam bilhetes em livros numa biblioteca, até que descobrem que estão apaixonados. Esses bilhetes e cartas trocadas, estão repletos de poesia e romance, aproveite e aborde com a turma esse tipo de comunicação.




Objetivos
Levar o aluno a reconhecer as características do gênero carta/correspondência.

Situação Didática

Etapa 1: Antes de assistir ao curta-metragem com os alunos, converse com eles sobre as formas que existem atualmente, e que eles utilizam, para mandar recados para a pessoa amada, paquerar, marcar encontros etc.. Pergunte também quais as outras formas de trocas de mensagens que eles conhecem e que eram muito utilizadas antes da chegada da internet.


Etapa 2: Assista ao curta "O Nosso Livro" com os alunos, e ao fim do curta, inicie uma roda de conversa e peça para que todos socializem suas impressões sobre o filme. Questione qual foi a forma que os personagens usaram para se comunicar, e quais os gêneros textuais que foram usados durante a história. Nesse momento introduza as características dos gêneros, carta, bilhete, poesia.


Etapa 3: Faça o jogo do "Amigo Secreto" e solicite aos alunos que escrevam cartas, bilhetes, poesias ao colega de classe que sorteou, mas não assine a correspondência. Coloque-as em uma caixa. Entregue entregue as cartas aos respectivos remetentes.


Etapa 4: Na aula seguinte e solicite que os alunos responda as cartas que receberam. Peça a todos que guardem silêncio sobre a identidade de cada um. Depois, solicite a quem desejar que leia a sua correspondência em voz alta, e tente adivinhar quem foi o remetente.