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Uma luta pelo poder do homem sobre o homem


Plano de Aula do Filme Na Terra do Sol | Ficção | De Lula Oliveira | 2005 | 12 min | BA


O interesse fabricou carimbos.
O ódio à toa levantou paredes.
A baioneta desenhou fronteiras.
A estupidez nos separou em bandeiras.
Raices de América
Através do curta, inspirado em "Os Sertões" de Euclides da Cunha,
percebe-se que, na luta por hegemonia, os homens não percebem sua pequenez diante da mãe terra e a estão desbravando de forma desordenada e confusa. Talvez como reflexo de sua própria condição de seres errantes que são. Como fato histórico o episódio de Canudos é largamente trabalhado na educação básica, resta trabalhá-lo como embate acirrado pela luta por poder, pelo poder do homem sobre o homem.
Nossa proposta é que se trabalhe a situação de Canudos, que dizimou 25 mil nordestinos do sul da Bahia, a partir da abordagem da geografia política, com a transversalidade da ética. Para tanto, faz-se necessário a distinção entre os dois conceitos:
Política e ética são dois complexos sociais inteiramente distintos. A primeira tem por função social o exercício do poder dos homens sobre os homens imprescindível à reprodução nas sociedades de classe. É com o surgimento do trabalho excedente, da exploração do homem pelo homem, da propriedade privada, das classes sociais, do Estado e do casamento monogâmico que a política faz sua entrada na cena história (...) A ética atende a uma função radicalmente distinta da política. Todo processo social, seja ele mais universal ou mais particular, tem nos atos humanos singulares, de indivíduos concretos (historicamente determinados), seus elementos básicos. Tais atos possuem sempre uma dimensão de escolha entre necessidades a serem atendidas através de possibilidades - possibilidades e necessidades historicamente construídas. Entre outras coisas, esta relação entre os atos singulares e a totalidade social requer, com necessidade absoluta, que sejam avaliadas tanto as escolhas quanto as conseqüências da sua objetivação. É para atender a esta necessidade de avaliação que surgem os complexos valorativos, entre eles a ética e a moral. (Lessa).
Uma educação humanista, calcada nos preceitos éticos e voltada para a felicidade e o bem-estar do homem deve levá-lo a repensar sua posição ante as mudanças de ordem social, ecológica e psicológica a que estão sujeitos, olhando o universo com olhos de congregação nos âmbitos: social, ambiental e individual (Branco, 2007).




Objetivos
 Que os jovens:
o entrem em contato com a noção de responsabilidade ética de todo ser humano quanto à manutenção do meio ambiente
o percebam e reflitam que um dos grandes desafios de nosso tempo é a ocupação consciente e harmônica da terra e dos espaços sociais
o percebam a importância de divulgar seu conhecimento adquirido através de produção que extrapole a sala de aula.


Situação Didática
Fases do Trabalho:

1. Apresentação do curta "Na Terra do sol"
2. Fruição: audição das músicas: "Sobradinho" e "Terra" (ver anexos 1 e 2)
3. Roda da Conversa: Reflexão sobre a importância da natureza física para a vida do ser humano e de todos os seres vivos e deste para a sua manutenção
4. Reflexão sobre a necessidade de o homem exercer poder sobre o próprio homem e os resultados drásticos para sua espécie, seu mundo social e natural, a partir das músicas: "O doce e o amargo" e "Fruto do suor" (ver anexos 3 e 4)
5. Criação litero-poética e/ou artística sobre o tema: "A necessidade de poder do homem sobre o homem"
6. Divulgação da produção no ciberespaço e acesso à comunidade escolar e do entorno através deste ou outro suporte.


Orientações Didáticas:

Tal abordagem se deve à necessidade de alertar os jovens para o fato de o homem, em sua ânsia de exercer poder sobre o próprio homem, menosprezar a si próprio, o próximo e a natureza. Assim, podemos trabalhar a música "Sobradinho" dizendo que o sertão vai virar mar, e a música "Terra" de Caetano, que nos lembra da grandiosidade de nosso espaço, não só físico como em magnitude e conclama o homem a respeitá-la, como também ao seu próximo, os demais seres vivos e a si próprio. Na seqüência, pode-se ampliar tal visão através das músicas "O doce e o amargo" e "Fruto do suor", levando o jovem a uma compreensão crescente acerca da construção de sua sociedade e reflexão sobre o papel do homem como produtor social, cultural e natural.

Comentários

Referências e sugestões para consulta:

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira/USP, 1980.

BRANCO, Sandra. Meio Ambiente e Educação Ambiental: na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte.
Brasília: MEC, 1996.

Canudos: contexto histórico - http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/canudos.htm

Canudos: a guerra - http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/canudos2.htm

GUERRA, M. Terezinha Telles, MARTINS, Mirian Celeste, PICOSQUE, Gisa. Didática do ensino de Arte: a língua do mundo - poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

LESSA, Sérgio. MARXISMO E ÉTICA. Disponível em: http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/D_SLessa.pdf

SCHILLING, Voltaire: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/canudos4.htm

VELOSO, Caetano. Terra. http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44780/


Anexo 1 - Letra da Música: Sobradinho
Composição: Sá / Guarabyra

O homem chega e já desfaz a natureza Tira a gente põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá prá cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia
Do beato que dizia que o sertão ia alagar
O sertão vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Adeus Remanso, Casa Nova, Sento Sé
Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir
Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
Por cima da cachoeira o Gaiola vai subir
Vai ter barragem no salto do Sobradinho
E o povo vai se embora com medo de se afogar
O sertão vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia


Fonte: http://letras.terra.com.br/sa-guarabyra/356676/


Anexo 2 - Terra
Composição: Caetano Veloso Quando eu me encontrava preso
Na cela de uma cadeia
Foi que vi pela primeira vez
As tais fotografias
Em que apareces inteira
Porém lá não estavas nua
E sim coberta de nuvens...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Ninguém supõe a morena
Dentro da estrela azulada
Na vertigem do cinema
Mando um abraço prá ti
Pequenina como se eu fosse
O saudoso poeta
E fosses a Paraíba...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Eu estou apaixonado
Por uma menina terra
Signo de elemento terra
Do mar se diz terra à vista
Terra para o pé firmeza
Terra para a mão carícia
Outros astros lhe são guia ...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Eu sou um leão de fogo
Sem ti me consumiria
A mim mesmo eternamente
E de nada valeria
Acontecer de eu ser gente
E gente é outra alegria
Diferente das estrelas...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

De onde nem tempo, nem espaço
Que a força mãe dê coragem
Prá gente te dar carinho
Durante toda a viagem
Que realizas no nada
Através do qual carregas
O nome da tua carne...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Na sacada dos sobrados
Das cenas do Salvador
Há lembranças de donzelas
Do tempo do Imperador
Tudo, tudo na Bahia
Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Terra!



Anexo 3 - Fruto do Suor Raices de América
Composição: Tony Osanah / Enrique Bergen

A terra nova era um paraíso,
o milho alto e os rios puros.
Dormia o ouro a cobiça ausente,
era o índio senhor do continente.
Foram chegando os conquistadores,
os africanos e os aventureiros.
O índio altivo se mesclou ao escravo:
nascia um novo tipo americano.
O interesse fabricou carimbos.
O ódio à toa levantou paredes.
A baioneta desenhou fronteiras.
A estupidez nos separou em bandeiras.
***
Tenho um filho nessa terra,
foi um amor sem passaportes.
Se o gestar foi brasileiro
não me chames de estrangeiro.
Cada pedra, cada rua tem um toque de imigrantes.
Levantaram com seus sonhos
um país que não tem donos.
***
O suor fecunda o solo e a semente não pergunta:
Brasileiro ou imigrante? Só o fruto é importante.
Não me sinta forasteiro.
Não me invente geografias.
Sou tua raça, sou teu povo,
sou teu irmão no dia-a-dia.


Fonte: http://letras.terra.com.br/raices-de-america/260539/


Anexo 4 - O Doce e o Amargo
Secos & Molhados Composição: João Ricardo ? Paulinho Mendonça
O sol que veste o dia
O dia de vermelho
O homem de preguiça
O verde de poeira
Seca os rios, os sonhos
Seca o corpo a sede na indolência
O sol que veste o dia
O dia de vermelho
O homem de preguiça
O verde de poeira
Seca os rios, os sonhos
Seca o corpo a sede na indolência
Beber o suco de muitas frutas
O doce e o amargo
Indistintamente
Beber o possível
Sugar o seio
Da impossibilidade
Até que brote o sangue
Até que suja a alma
Dessa terra morta
Desse povo triste

Fonte: http://letras.terra.com.br/secos-molhados/166909/

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Marilene Lima


Formação: Mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC/SP (1999-2001) tendo desenvolvido pesquisa sobre a História dos Métodos de Alfabetização em São Paulo.Psicóloga, formada pela UMESP (1991-1997).
Atividades Profissionais: Coordenadora do Programa Edukaleidos: Educação para o bem-estar [http://www.edukaleidos.pro.br]. Docente na Pós-Graduação da UNISA nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional (Lato Sensu)e MBA Executivo em Gestão de Pessoas (Unisa Business School).
Publicações: Últimas publicações: Entrevista concedida à jornalista Thais Gurgel, do Caderno Especial: Educação Infantil, da Revista Nova Escola, "Conhecimento de Mundo na Educação Infantil", publicação prevista para março/2007; Artigo no site Pró-Fala (http://www.profala.com/artpsico41.htm - Portugal) Educação, Psicanálise e Cultura
Nível: Ensino Superior
Instituição: UNISA | São Paulo | SP