|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A Arte do Acaso


Plano de Aula do Filme Por Acaso Gullar | Documentário | De Maria Rezende, Rodrigo Bittencourt | 2006 | 10 min |


O curta metragem "Por Acaso Gullar" apresenta a poética de Ferreira Gullar pelo viés do acaso e como o ele se apropria desse instrumento em seu processo criativo. Ao trabalharmos com a questão da criação artística do acaso, pretendemos abordar alguns exemplos de obras artísticas que utilize o mesmo conceito.




Objetivos
- Observar como a questão do acaso está presente na obra de Gullar e nas Artes Plásticas - Aplicar o acaso em obras artísticas, sem, no entanto, perder a sua autoria.

Situação Didática
Etapa 1 Inicie a aula com alguns questionamentos sobre o tema, como, por exemplo: Um monte de papel picado é arte? E um vaso sanitário, poderia ser exposto no museu como arte? O artista tem controle total sobre a sua criação? Isso ajuda ou atrapalha? É possível evitar totalmente o acaso? Sim? Não? Como e por que? Após isso, o professor poderá fazer uma breve introdução sobre o acaso presente na obra de arte. Etapa 2 Apresente o curta. Após, faça uma roda de conversa sobre o que acharam do filme e a sua relação com as discussões da etapa anterior. Todos concordam que uma obra, feita ao acaso, pode ser considerada artística? Por que? Etapa 3 Apresente aos alunos os conceitos das obras de Marcel Duschamps, o Movimento Artístico e Literário do Dadaísmo e a cena da sacola plástica do filme "Beleza Americana". Peça para que os alunos, em grupo, realize a análise dessas obras e o que elas têm em comum, sob o aspecto do acaso na obra de arte. Peça, também, para eles analisarem se as obras são artísticas ou não e por que. Após realizada essa atividade, abra uma nova roda de discussão para expor as opiniões dos grupos para a sala. Etapa 4 Como avaliação, reúna a turma em grupos e peça para que eles criem obras artísticas relacionadas ao acaso e ao Dadaísmo. As obras podem ser pinturas, esculturas, poemas e vídeos. Analise as obras, observando se os alunos conseguiram compreender o conceito do acaso presente na obra de arte. Após as possíveis correções, os trabalhos podem ser postados no blog da turma (caso ainda não haja, poderá ser criado).

Comentários
Para saber mais: http://educacao.uol.com.br/biografias/Marcel-Duchamp.jhtm http://www.educacaopublica.rj.gov.br/cultura/artes/0026.html http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3651 http://educaterra.terra.com.br/literatura/modernismo/modernismo_7.htm http://www.youtube.com/watch?v=8zk4bOxQsAw Palavras-chaves: Literatura Ferreira Gullar Dadaísmo Marcel Duchamps Artes Plásticas. Autoria: Eduardo Leopold e Talita Cavalcante de Morais Silva

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mary Grace