As mães e o amor infinito

Plano de Aula do Filme Ensaio | Ficção | De Marcio Salem | 2006 | 20 min | SP

Uma flor, expressão singela, doce, suave e plena da beleza, do carinho e do amor. Uma mãe, terna criatura, que devota toda a sua força e amor por seus filhos, sua família. Associar as flores às mulheres em geral e, às mães em particular, tem sido o caminho seguro pelo qual trafegam os poetas, os músicos e todos aqueles cuja sensibilidade está à flor da pele. Declaração de amor maior, ao oferecer uma rosa, um lírio ou margaridas a nossas mães, queremos com isso presentear-lhes com aquilo que estas e outras variedades de flores nos brindam todos os dias, com a beleza suprema, a suavidade, a fragrância, a inocência... E o mais gratificante em perceber como as flores são realmente expressão daquilo que as mulheres e as mães representam, basta lembrar que são elas as responsáveis pela vida e que fazem tudo isso sem se preocupar com a resposta que terão por este ato supremo de doação, de desprendimento, de dedicação.

Ensaio, curta de Márcio Salem, estrelado pela talentosa e carismática Andréa Beltrão, nos fala ao coração por trazer em sua trama o amor incondicional das mães e a imensurável beleza das flores. Bruno, protagonista mirim do filme, é um menino calado, tímido, de cabeça baixa. Ele chega a uma nova escola e é bem recebido pela professora e por algumas colegas. Mas os meninos o provocam, tratam-no com desrespeito por ser tão silencioso e recatado.

Na escola, as primeiras aulas de Bruno são sobre plantas e flores. A mãe de Bruno ensinou a ele o quanto as flores e as plantas em geral podem nos ajudar quando lidamos com elas em nossos jardins: significam paciência, perseverança, renovação e declaram todos os dias amor à vida. As flores expressam, como ensina a professora em sala de aula, a renovação da existência, pois constituem o órgão reprodutor das plantas. E em seu silêncio, nos presenteiam com suas cores, iluminadas pelos raios solares, e ainda por seu odor perfumado. Bruno já sabe disso, mas não consegue traduzir em palavras a afeição que tem pelas flores, aprendida com a mãe, por quem nutre o mais sincero e genuíno amor. Quando se depara com a tarefa proposta pela professora, de escolher uma flor e criar algumas linhas em que faça o paralelo entre a espécie escolhida e sua querida mãe, ele se vê de súbito ainda mais encolhido, quase como querendo desaparecer...