|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Cadê o verde que estava aqui?


Plano de Aula do Filme Pajerama | Animação | De Leonardo Cadaval | 2008 | 9 min | SP


O que um futuro Pajé pensaria se quando criança pudesse viver as transformações do seu habitat natural por meio da urbanização? Pajerama permite viajar por essa questão como seria o desfecho de uma história onde o verde se tornou cinza.





Objetivos

 Conscientizar sobre os problemas em torno ao desmatamento.

 Desenvolver o interesse no plantio de espécies.

 Incentivar os alunos a promover ações de preservação do meio ambiente.

 Percepção da diversidade local de espécies.


Situação Didática

Etapa 1: (30 minutos)

A proposta é iniciar o encontro com a canção "Benke - Milton Nascimento" após ouvir atentamente a letra, pedir para aos alunos sintetizarem com uma palavra o que eles enxergaram da música, seria interessante anotar todas essas palavras na lousa.

Após esse momento exibir o curta "Pajerama".

Etapa 2: (50 minutos)

Após a exibição do curta, o professor poderá promover uma roda de conversa com os alunos, questionando sobre a relação que eles fazem do vídeo com a canção. É importante ressaltar as palavras levantadas por eles, questionando o que daquelas palavras eles ainda presenciam onde vivem, as que não estiverem de acordo com o curta deverão ser apagadas.

Com a finalização da roda de conversa, os alunos devem observar a lousa e perceber as diferenças a quantidade de palavras levantadas quando ouviram a música e agora depois de ver o curta. Vale a pena correlacionar com o roteiro do filme.

Etapa 3: (50 minutos ou mais)

Para a conclusão da atividade o professor irá sugerir um trabalho de campo.

A ideia é que os alunos fotografem o que existe de verde onde eles moram é importante que cada aluno traga pelo menos duas fotografias do que restou de mata próximo de sua casa, ou caminho até a escola.

Com as imagens em mãos o professor pode direcionar uma pesquisa sobre a espécie de planta ou árvore fotografada, benefícios que ela traz para o ser humano e meio ambiente, nome científico/popular, e os cuidados necessários para plantio da espécie (seria muito interessante consultar um profissional da área, para esclarecer eventuais dúvidas).

Etapa 4:

O professor poderá solicitar um pequeno glossário com as imagens e informações pesquisadas. Isso poderá ser feito no computador ou no formato de caderno.

Com essa etapa finalizada, podemos discutir com os alunos ideias que seriam possíveis de execução para contribuir com o meio ambiente local.

Algumas sugestões:

 Arrecadação e plantio de mudas e sementes.

 Palestra sobre preservação do meio ambiente com profissionais convidados, aberta para a comunidade.

 Divulgação do glossário na escola.

 Produção da Agenda 21 na comunidade.

Avaliação:

Registro e produção do glossário.

Ações voltadas para a preservação e conscientização sobre o meio ambiente.


Comentários

Para saber mais:

Benke - Milton Nascimento

Agenda 21

Política Nacional de Educação Ambiental - Carta da Terra

Referências bibliográficas:

MUNDURUKU, Daniel - "Coisas de Índio" 2. Ed. São Paulo, Editora Callis, 2010.

JECUPÉ, Kaka Werá - " Orê Awê Roiku 'a Ma - Todas as vezes que dissemos adeus. 1. Ed. São Paulo, Fundação Phytoervas, 2010.


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Filipe Macedo


Formação: Ator, contador de histórias e educador - Cursando a Pós Graduação Lato Sensu "A Arte de Contar Histórias - abordagens poéticas, perfomáticas e literárias" pela Facon, graduado em Tecnologia de Produção Audiovisual pelo Centro Universitário Anhanguera, com formação Técnica em Artes Dramáticas pelo Senac, especializado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo Instituto Peniel .
Atividades Profissionais: Consultor pedagógico do Instituto Paramitas, Educador de Comunicação na Cepac Barueri (Associação para proteção de crianças e adolescentes), Mestre e Contador de Histórias na escola Lumiar SP, Orientador Socioeducativo no Programa Jovens Urbanos da Fundação Itaú Social, Educador de Teatro na Associação Eremim - Osasco SP, diretor da Companhia de Investigação Teatral Minha, Nossa.
Nível: Ensino Superior