Movimentos sociais camponeses

Plano de Aula do Filme Fruto da Terra | Documentário | De Tetê Moraes | 2008 | 15 min | RJ

Na américa Latina, os camponeses foram um dos principais movimentos sociais e tem uma longa história de confrontação exigindo a eliminação do latifúndio (alta concentração de terras nas mãos de poucas pessoas) e da reforma agrária.

Em quase todos os movimentos, os camponeses compartilham a pertença a algum povo originário da América. Os principais movimentos sociais camponeses de América Latina são: Movimento Camponês Paraguaio, Confederação Camponesa do Peru, Movimento Camponês de Santiago del Estero na Argentina e o Movimento Sem Terra no Brasil (MST).

- Conhecer a história da luta dos campesinos pela terra e sua importância.

- Que os alunos analisem e entendam as principais reclamações dos movimentos sociais campesinos. (Reforma agrária)

- Conhecer a luta do MST e a sua situação atual.

1° momento:

Talvez os alunos não saibam o significado do termo "reforma agrária", por essa razão se faz necessário conceituá-lo, antes de assistir o filme, informando-lhes que reforma agrária é uma medida de reorganização da estrutura fundiária e que seu objetivo é de realizar a distribuição mais justa da terra.

A seguir assista com os alunos e logo converse com eles sobre o mesmo para poder esclarecer dúvidas que possam surgir.

2° momento:

A partir do filme, divida os alunos em grupos e peça para fazer uma pesquisa sobre o MST principalmente com notícias jornalísticas.

Tendo a informação necessária, eles deverão criar um mapa conceitual colocando as ideais principais. Recomenda-se o uso de Cacoo.com já que permite o trabalho colaborativo ou a ferramenta de desenho do Google Drive.

3° momento:

Apresentação e discussão sobre as produções.

4° momento: Simulação de debate. A reforma agrária na pauta política atual.

Cada grupo vai ler sobre a questão da reforma agrária nas propostas dos candidatos a presidente.

A sala vai ser dividida em três blocos. Um representando o MST, outro representando candidatos à presidência..

Saiba o que os candidatos propõem sobre reforma agrária

Cada bloco deverá defender a sua postura, independente se eles concordam ou não com a postura da pessoa ou grupo que devem representar.

A ideia do debate é por meio da simulação que os alunos possam compreender a situação da reforma agrária nos dias de hoje.

Antes de começar o debate dar um tempo para que cada grupo possa discutir o que irá representar.

As regras do debate podem ser estabelecidas pelo professor ou de comum acordo com os alunos.

Denise