|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Direitos Humanos e transitoriedade


Plano de Aula do Filme J. | Documentário | De Eduardo Escorel | 2008 | 14 min | RJ


Lançado em setembro 2007, o projeto Marco Universal se propõe a formar, a cada dois anos, um acervo de produções sobre temas de interesse universal. O primeiro projeto teve como tema escolhido "Direitos humanos: A exceção e a regra". O filme J. é parte desse projeto. Nele aborda-se as tentativas de um líder comunitário em buscar proteção ao denunciar a mílicia. "O surgimento das milícias - em grande medida formada por membros da própria polícia, assim como dos bombeiros e forças armadas - representam um patamar a mais na submissão dessas populações ao terror. Os laços que as milícias mantém com o Estado, através de vínculos com a polícia, o legislativo e o judiciário, criam uma rede de
cumplicidade com a barbárie e o crime que corrói ainda mais a legitimidade dos poderes públicos diante da sociedade e, em particular, das comunidades pobres." (Atila Roque em "Segurança, direitos e violência:
uma outra polícia é possível?" Disponível em http://www.social.org.br/relatorio%20dh%20brasil%202008.pdf) O desafio está posto:
pensar a segurança pública no marco conceitual e político da democracia e dos direitos humanos.




Objetivos
Conhecer os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção desenvolver valores, atitudes e comportamentos que sustentem os direitos humanos. Diferenciar verbos transitivos e intransitivos identificar os verbos transitivos diretos e indiretos.

Situação Didática
Informar que em 10 de dezembro de 2008, a Declaração Universal de Direitos Humanos completou 60 anos. Pedir que pesquisem a Declaração.Propor também que pesquisem a legislação brasileira que regem a proteção e a promoção dos direitos humanos, indicando que acessem também a página http://www.mj.gov.br/sedh/ct/lg.htm. Exibir o filme J, pedindo que reflitam sobre a situação exposta no documentário considerando os direitos humanos e que anotem os verbos que aparecem na narrativa. Propor uma pesquisa na internet sobre notícias envolvendo as " Milícias". Dê algumas sugestões: "Milícias na mira de comissão internacional de direitos humanos": http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/post.asp?t=milicias-na-mira-de-comissao-internacional-de-direitos-humanos&cod_post=167820 . "Secretaria de Direitos Humanos recebe relatório da CPI das Milícias": http://www.jusbrasil.com.br/noticias/935144/secretaria-de-direitos-humanos-recebe-relatorio-da-cpi-das-milicias . "Milicias de policiais no rio de Janeiro": http://www.nevusp.org/portugues/index.php? option=com_content&task=view&id=1870 . Promova uma socialização das notícias encontradas. Proponha um contraponto com a declaração dos Direitos Humanos: como vêem a atuação das Milícias? Pedir que pesquisem os conceitos de verbos transitivos, intransitivos, transitivos diretos e indiretos. Repita o filme e peça que identifique os verbos exibidos no documentário. Discuta o efeito dos destaques dos verbos no documentário.


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Eliane Candida Pereira


Formação: Psicologia, Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar, Psicopedagogia Institucional
Atividades Profissionais: Formação Continuada de Educadores
Nível: Ensino Médio