|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Sobre ilhas e bolhas que nos isolam...


Plano de Aula do Filme A Ilha | Animação | De Alê Camargo | 2008 | 9 min | DF


Você já se sentiu ilhado no meio de uma grande cidade? O trânsito ao redor, as multidões, o alvoroço e a solidão apesar de tudo isso? Pois é, a possibilidade disso acontecer conosco existe. A maior parte da população mundial vive em cidades. As concentrações urbanas acabam nos fazendo circular apenas por alguns lugares (trabalho, estudo, nossas casas, endereços de amigos...) e, quando estamos fora destes contextos, por vezes temos a impressão de que estamos isolados do mundo ainda que existam pessoas ao nosso redor. A própria tecnologia - dos automóveis aos computadores e a web - de algum modo podem promover este isolamento... Como lidar com isso?




Objetivos
Estimular a interação, a conversa, o relacionamento entre as pessoas. Promover o encontro, o papo, a satisfação e o prazer de estar com outras pessoas. Questionar o mundo em que vivemos, no qual acabamos nos segregando, limitando as possibilidades de congraçamento, de convívio, vivendo em bolhas. Pensar também a questão do trânsito. As regras de convívio em ruas e avenidas. A importância do respeito dos motoristas em relação aos pedestres e vice-versa. Os automóveis e vias de tráfego como recursos de locomoção, meios de facilitar a vida e não como fins e objetos de status.

Situação Didática
Assistir o filme e promover conversas entre eles, em pequenos grupos, de 3 ou 4 alunos. Separá-los dentro da sala, formando pequenas "ilhas", nas quais apenas estes grupos de alunos conversem entre si. Pedir a eles que em sua conversa sobre o filme busquem as ideias principais percebidas por eles e que componham uma carta, através da qual falem sobre estas ideias. Esta carta será então colocada em uma garrafa de plástico (PET) e passada de forma desordenada para outros grupos da sala. Faça as garrafas com as mensagens rodarem todos os grupos. Depois disso abra uma conversa coletiva e levante as ideias consideradas por todos como mais importantes. Destaque conceitos como Ilha, Interação, Intercâmbio, Convívio, Trânsito, Sobrevivência, Regras de Trânsito, Meios de Transporte... Proponha que depois a turma, em conjunto, elabore um manifesto pela interação, um painel sobre o trânsito e que criem uma campanha de conscientização quanto as regras para pedestres e motoristas.

Comentários
Há sempre uma ilha próxima a você, na qual reside apenas um indivíduo... Ele pode se sentar ao seu lado no serviço ou na escola... Se você vai descobrir o que há nesta ilha depende da sua disposição de interagir, de se relacionar, de buscar o próximo, o outro... Nos últimos tempos temos feito cada vez menos isso, ou seja, buscar a interação... Estamos mais ilhados, mais dentro de bolhas, com medo... Precisamos atravessar as ruas, ver o que há do outro lado, viver com mais intensidade o que existe no mundo ao nosso redor... Que sejamos capazes de fazer pontes e unir as ilhas, formando arquipélagos a se integrar e crescer, todos juntos e unidos!

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado