O sentido da audição

Plano de Aula do Filme Animasom | Animação | De Patricia Feitosa, Stefania Blink | 2008 | 5 min | RJ

Dizem que somente percebemos o valor de alguma coisa ou pessoa em nossas vidas quando perdemos. Isso acontece, por exemplo, quando nos separamos de alguém que amamos ou ainda quando nosso animal de estimação se perde pelas ruas da cidade em que moramos. Imaginem então o que significa perder a visão, a audição ou a fala. Ou mesmo deixar de locomover-se por conta de algum acidente. O que isso significaria para cada um de nós? E se, por acaso, nascêssemos sem um dos sentidos básicos, que sentido sua ausência teria para nós? É nesta linha de raciocínio que o curta ANIMASOM caminha. Que tal explorar na sala de aula este tema tão delicado?

Os objetivos mais imediatos relacionam-se à necessidade de levar as crianças a reconhecer a audição, este sentido tão essencial e perceber que, infelizmente, algumas pessoas não são dotadas desta possibilidade. Além disso, a abordagem pode estender o estudo do assunto falando um pouco mais sobre a surdez, apresentando, por exemplo os canais de comunicação alternativos criados para se comunicar com os deficientes auditivos.

É recomendável a utilização do curta ANIMASOM com crianças da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental (em particular, 1º e 2º anos). O curta pode ser utilizado como elemento de introdução ao tema, levando as crianças a perceber, de imediato, que o personagem principal da animação tem uma considerável mudança de vida a partir do momento em que passa a ouvir os sons ao seu redor. Após a exibição do curta é aconselhável que as crianças sejam motivadas a pensar e discutir o filme, falando sobre experiências pessoais que eventualmente tenham com deficientes auditivos. Além disso, leituras de apoio, pesquisas e tarefas, além de ação conjunta na qual todos reescrevam a história do curta são possibilidades de trabalho enriquecedoras.