|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Amor em Cores


Plano de Aula do Filme Maria Flor | Animação | De Camila Carrossine | 2008 | 3 min |


Dizem os poetas que quando amamos estamos nas nuvens. No curta Maria Flor é literalmente isso o que acontece com a protagonista, uma jovem em destacados tons de laranja. E esta é uma das características marcantes desse filme, tons marcantes de laranja e azul, a contrapartida do amor de Maria Flor, encarnada num jovem de cabelo em riste que passa por ela e a deixa encantada.




Objetivos
Trabalhar cores, formas geométricas, símbolos e demais elementos gráficos e pictóricos que aparecem durante o curta.

Situação Didática
Apresente o curta-metragem para as crianças. Peça a elas que digam o que mais lhes chamou a atenção. Pode ser que destaquem a trama, que apesar de curta traz o encantamento de Maria Flor pelo rapaz azul. Podem ser as formas geométricas se o conceito já tiver sido trabalhado antes com o grupo. Pode também ser a própria dimensão de sonho da história. Ou ainda o amor e o que ele é capaz de fazer com as pessoas. Em todos os casos é possível explorar, mas certamente a explosão de laranja e azul salta aos olhos e demanda trabalhos com estas cores associadas aos demais temas representados neste filme.

Comentários
Animações a serem trabalhadas com a Educação Infantil devem ser curtas como Maria Flor. Isso facilita a compreensão das crianças e as estimula a pensar em poucas coisas, de forma mais pontual, permitindo fixar melhor. Trabalhar cores e formas geométricas com o auxílio de um filme que aborda de forma singela o amor e a relação entre pessoas é igualmente fator que facilita as ações.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado