Que país é esse?

Filme Utilizado Dadá | Documentário, Ficção | De Eduardo Vaisman | 2001 | 20 min | RJ

Data da Experiência:10/11/2008

Temas transversais: Meio ambiente

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:Maria Juscilene N. da Silva

Instituição:EMEF DR JOSE NOVAIS
| PB | JOAO PESSOA
| Municipal
Levar os alunos a discutir e reconhecer a realidade social existente em nosso país, fazendo um paralelo com suas próprias realidades vivenciadas em seus cotidianos, perceber que
em cada sociedade existe desigualdades sociais que assumem feições distintas porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade. Ler e interpretar.Realizar pesquisas e entrevistas. Apresentar seminários. Reconhecer o sistema reprodutor do ser humano. Produzir pequenas peças teatrais com os problemas sociais apresentados no filme.

Antes de apresentar o filme a turma,como forma de motivação para o tema, ouvimos e trabalhamos a leitura e a interpretação da letra da música: "Que país é esse?" de Legião Urbana, logo após tivemos uma conversa informal sobre a crítica feita na canção em relação aos problemas socias presentes no país. No segundo momento o filme foi exibido facilitando a formulação de opiniões críticas nos debates , em seguida os educandos produziram um texto dissertativo e argumentativo a respeito de tema abordado. Realizaram pesquisas em grupo nas aulas de informática e apresentaram os trabalhos (seminários) a turma sobre o desemprego, a pobreza, a violência, gravidez na adolescência, discriminação racial. Na atividade: "Reporter por um dia" fizeram entrevistas com os vizinhos procurando saber qual era a opinião deles sobre os problemas socias que vivemos atualmente e que era preciso para mudar essa realidade.O filme serviu como uma introdução para aula de ciências sobre o sistema reprodutor em que foi utilizado o livro do aluno como recurso didático. Por fim os alunos criaram e apresentaram pequenas peças teatrais sobre a violência no bairro que moram.

A apresentação do filme foi de suma importância, pois consegui despertar nos alunos o censo crítico, os educandos expressaram opinião própria a respeito dos temas discutidos em debates , falaram de suas expectativas de vida para o futuro.Os discentes adoraram o filme, acharam bastante interessante o momento em que apresenta a ficção e a realidade, pois os atores ao encenar também mostraram suas vidas reais. Perceberam como é diferente a aceitação da sociedade com os jovens que têm filhos precocemente, foi o que disse a aluna Déborah: "Se as meninas tiverem filhos novas a família não aceita, já os meninos é normal porque eles são homens". Identificaram as diferenças de classes e que a violência está presente em qualquer lugar, o aluno Leandro relatou que " Em todo lugar, seja na favela ou em bairros nobres existe violência".Com o curta perceberam que todos devem correr em busca de seus objetivos e ficaram bastante felizes com seu final ao ver que os atores tiveram êxitos em suas vidas, servindo de exemplos para eles. Fiquei muito satisfeita com a reação dos meus alunos ao realizarem com desenvoltura todas as atividades propostas para o desenvolvimento do Curta na Escola.