Adolescência

Filme Utilizado Dadá | Documentário, Ficção | De Eduardo Vaisman | 2001 | 20 min | RJ

Data da Experiência:26/05/2009

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Maria Magnelva Santos Silva

Instituição:JORGE BIERRENBACH DE CASTRO E.M
| SP | VALINHOS
| Municipal
Trabalhar os conflitos da adolescência, a importância da família, dos amigos. As consequências que a adolescência pode trazer para a vida inteira.

Debates: os alunos relataram o que entenderam do filme, as experiências vividas por eles ou por parentes e amigos na adolescência e quais as consequências. As diferenças da adolescência nos diferentes níveis sociais, vida urbana(centro e periferia) e a vida rural. A sexualidade, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis. Drogas. As dificuldades de definir uma profissão, e as diferentes oportunidades recebidas nas diferentes classes sociais. Pesquisa: os alunos fizeram pesquisas sobre métodos contraceptivos. E entraram na gravidez na adolescência, o que muda para um adolescente que tem a responsabilidade de criar um filho, as diferentes consequências de uma gravidez para a mmenina (mãe) e para o menino (pai), a reação das famílias e a importância do apoio, como fica o psicológico desses adolescentes. Sobre drogas e sua consequências, quais os tipos de drogas, quais as mais usadas, quais as diferentes consequências. Pesquisaram sobre profissões, sobre o surgimento de novas profissões no mercado, do indice de aprovação em vestibulares públicos de alunos vindos de escolas também públicas.

Foi um trabalho longo, pois o tema é bastante polêmico e bastante enraizado. Um único tema que leva a vários outros. A adolescência e suas responsabilidades ou irresponsabilidades. Os alunos comentaram os sonhos de cada um, do que esperam para o futuro. Das dificuldades que eles encontram no seu cotidiano, do que os diferenciam de outros adolescente de outras classes sociais, dos prós e contras de cada classe social. Foi interessante, pois eles sugeriram um debate e uma palestra para os pais, sobre adolescencia, drogas e sexualidade, de como a família pode ajudar ou até mesmo piorar a situação. Os temas foram bem recebidos pela maioria dos pais, que puderam exclarecer suas dúvidas e as d+uvidas dos próprios alunos. No segundo semestre a professora continua o trabalho, pois eles irão ler um livro para complementar e encerrar o trabalho: E agora mamãe? Agradecemos a colaboração do Curta na Escola que vem enriquecer o nosso trabalho