1. Pesquisa sobre a Copa de 50 (dados históricos; curiosidades; simbologia do Maracanã; expectativas para o primeiro título Brasileiro; regulamento, participantes e resultados etc). Há um bom resumo ilustrado da Copa, no seguinte site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/copa/historia-1950.shtml.
2. Debate focando a importância social e histórica da Copa do Brasil, num momento pós-guerra, no qual o país vivia um sonho de prosperidade e potência, ao contrário da maioria dos países europeus destruídos pelas bombas.
3. 1ª exibição do curta "Barbosa" (1988).
4. Leitura do roteiro de Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo e Giba Assis Brasil, acessado em: http://www.casacinepoa.com.br.
5. Esclarecimento das características do gênero roteiro e sua função na sequência das 16 cenas do filme.
6. 2ª exibição do curta para que os alunos, com roteiro em mãos, pudessem compreender melhor a relação entre texto e imagem.
7. Debate sobre o olhar dos cineastas sobre o fato histórico e como construíram a outra história, a de ficção científica (Paulo volta ao passado através de sua máquina do tempo tentando mudar sua história e a de Barbosa).
8. Breve panorama histórico da discriminação racial no país relacionada ao fato de Barbosa (primeiro goleiro negro da seleção brasileira) ter sido estigmatizado como azarado e culpado pela derrota.
9. Leitura e comparação de depoimentos que mostram diferentes visões sobre o jogo.
Jogadores: Barbosa e Zizinho (Brasil) - Ghiggia, Obdulio Varela e Julio Perez (Uruguai); espectadores Jules Rimet (presidente da FIFA); Carlos Heitor Cony (escritor).
10. Debate sobre as concepções de vitória e derrota; sobre a relação Eu-Outro; e sobre o papel do individual e do coletivo no esporte e nas relações humanas.