Futebol

Filme Utilizado Barbosa | Documentário, Ficção | De Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado | 1988 | 12 min | RS

Data da Experiência:05/06/2012

Disciplina(s): História

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:marilda schneider slonski

Instituição:ESTANISLAU WRUBLEWSKI,COL E-EN FUND E ME
| PR | CRUZ MACHADO
| Estadual
O filme foi indicado visando: diversificar o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a interpretação do filme como fonte histórica; estimular a percepção de eventuais semelhanças e diferenças; questionar as possíveis relações entre o presente e o passado, indagando como essas épocas se relacionam e qual a importância do futebol naquela época.

Primeiramente, foi feito um questionamento, com provocações de como os aspectos do passado, representados no vídeo, despertam interesse de seu público. Logo em seguida , foi realizado um jogo do vídeo, descrito a seguir: "Bingo do vídeo" Funciona assim: coloca-se as palavras-chaves , separando-as dento de um quadrado. O aluno verifica as perguntas, que estão com números. Sendo assim, o aluno deverá colocar o número da pergunta dentro do quadrado da palavra-chave, que será a resposta.

Os alunos adoraram o filme, pois é muito interessante. Adoraram, também, a forma como foi realizada atividade. Foi um momento muito bacana, pois pude fazer vários questionamentos e provocá-los para reconhecerem a importância dos vídeos para o estudo da história dentro da sala de aula. Os alunos fizeram a comparação dos momentos históricos, do passado com o presente, identificando os problemas sociais daquela época.