|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

É possível reverter a situação a nosso favor

Filme Utilizado Barbosa | Documentário, Ficção | De Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado | 1988 | 12 min | RS



Data da Experiência:23/10/2007

Disciplina(s): Ciências

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:26

Autor do relato:Marcos Wegher

Instituição:EB DR AMADEU DA LUZ
| SC | POMERODE
| Municipal
Objetivos do uso do filme

Sequência de atividades envolvendo o filme
A partir de uma caneta "laser" que determinado aluno trouxe para sala de aula, surgiram os seguintes temas de estudo: - Os vetores - A perícia em nosso dia-a-dia (polícia) - Como alcançamos nossas metas? - Porque nossas metas podem destruir outras pessoas? - E as regras? Qual a função das regras a serem seguidas? Ou para que seguir as regras?

Comente os resultados da experiência
Os resultados foram bastante proveitosos, pois, conseguimos que as metas fosse alcançadas. Utilizamos a referida caneta "laser" para representar a trajetória de um vetor, utilizando em seguida barbante para que a trajetória ficasse visível a todos. Foram várias simulações até que entramos na questão da importância e cumprimento de regras, também das possíveis aplicações de vetores em nosso dia-a-dia e as profissões em que se faz presente. Os educandos questionaram também, quanto ao fato da periculosidade da caneta "laser" na mão de crianças e adolescentes. Em resumo, a aula, segundo auto-avaliação dos alunos, conseguiu deixar a lição e as respostas às suas curiosidades.