Brincando com os Idosos

Filme Utilizado Cartas da Mãe | Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min | PR

Data da Experiência:24/09/2008

Disciplina(s): Educação Física

Temas transversais: Gerontologia

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:klécia de Farias sena

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Como o mês de setembro comemora-se o dia do idoso resolvi trabalhar esse tema através do curta na escola, tendo
com objetivo principal a socialização e interação das crianças e idosos na comunidade em que vivem.

Primeiramente foi explicado o objetivo do uso do filme aos alunos e em seguida debatemos em sala de aula o tema central. Após essa pequena explanação, nos dirigimos a sala de vídeo onde foi exibido o filme Cartas para Mãe. Em um segundo momento a idéia foi explorar o filme de forma recreativa nas aulas de Educação Física, através de atividades que envolvessem os planos cognitivo, afetivo e motor. Nos aspectos cognitivos e afetivos, os alunos exploraram suas idéias e afetos através das cartinhas para seus avôs ou algum idoso de sua convivência, como também pesquisaram sobre importância da atividade física na vida do idoso. Outra atividade, muito importante, que envolveu a participação de toda a escola foi a arrecadação de materiais de higiene pessoal e de limpeza para um hospital que cuida de idosos e doentes carentes. Já no aspecto motor, os alunos participaram de uma aula de ginástica para terceira idade e puderam observar que a atividade física pode melhorar a qualidade de vida destes idosos.

O trabalho foi realizado de forma muito gratificante, fiquei realizada ao ver alunos se dedicarem tanto as atividades desenvolvidas! Os alunos mencionaram com tanta alegria e satisfação as entregas das cartinhas para seus avós, como também dos materiais de higiene pessoal e de limpeza para o hospital que eu fiquei maravilhada. As atividades físicas foram um sucesso, os alunos conseguiram se divertir como também aprender. A partir desse trabalho pude perceber que o Eurta na escola é um experiência benéfica tanto para os alunos como para os professores.