Valor da oferta

Temas transversais: Pluralidade Cultural

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:cleide brasil rodrigues

Instituição:ESCOLA SENADOR PETRONIO PORTELA
| PE | JABOATAO DOS GUARARAPES
| Estadual
Identificar as características da fala de uma determinada região ao grupo social em diferentes épocas.
Saber diferenciar e valorizar a linguagem oral da linguagem formal.
Conhecer as caracteristicas próprias da fala de uma determinada região ou grupo social.
Expressar-se utilizando a linguagem escrita.
Demonstrar respeito diante das colocações de outras pessoas, no que se refere tanto às idéias quanto aos modos de falar.

Preparação da sala para exibição do curta Negócio Fechado, pelos alunos. Explanação sobre tema do filme, orientado-os para observarem todos os detalhes do filme: local, época, conversação, costumes, etc. Realizar pesquisa sobre tema do filme (biblioteca, internet). Coletar imagens das caracteristicas região apresentada no filme. Realizar debate sobre trabalho x negócio x oportunismo, e quais as conseguências desta transação. Realizar seminário (defesa x acusação) para aprovação da transação comercial. Produção textual dos alunos sobre aprovação da transação comercial, para expor no rol da escola.

Durante a apresentação do filme observei o interesse dos alunos pelo modo de falar da região. Procurei orientá-los fazendo algumas interrupções na exibição do filme, salientando que os personagens representam elementos de uma cultura brasileira diferente da sociedade consumista em que estamos inseridos, e que esta competividade da sociedade globalizada, onde tudo a nossa volta é para ser negociado, enfim um mundo voltado para o poder financeiro e não levando-se em consideração o SER o importante é TER. Diante dos fatos expostos ficou registrado que é preciso aprender a conviver, compartilar,e preservar as diversidades culturais do nosso país. E que essa diversidade cultural das nossa regiões é um aprendizado constante, pricipalmente no mundo dos negócios, onde vender e comprar revela-se uma arte, pela maneira de falar, pela expressão própria da região, etc. Ao termino do filme foi realizado um debate sobre o modo de falar , a forma de negociação, em que região estão situados os personagens, as características, o modo de vestir e sevir, foi uma verdadeira coletas de informações, sendo tudo isso registrado em um texto para apresentação do seminário com o grupo de defesa e outro de acusação. Todos ficaram empenhados em suas tarefas e procuraram representá-las da melhor meneira, observando a ortografia das palavras , dando ênfase ao tom característico da região. Foi um trabalho gratificante, pois todos ficaram envolvidos com o novo processo de aprendizagem, em que eles foram sujeitos de suas próprias criações.