Educar Para Igualdade Racial

Filme Utilizado Maré Capoeira | Ficção | De Paola Barreto Leblanc | 2005 | 14 min | RJ

Data da Experiência:16/09/2008

Disciplina(s): História

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:roseuda maria da rocha gouveia

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Sensibilizar os alunos sobre a
importância de se trabalhar sempre no sentido de politizar interagindo com a comunidade e contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Iniciei com um diálogo explicando o "Projeto curta na Escola" em seguida apresentei o filme Maré Capoeira que foi muito bem aceito pela turma, pois os alunos no ano anterior já tinha trabalhado a assunto África. O filme foi repetido por duas vezes a pedido da turma. Após a exibição houve um grande debate entre eles dirigido por, que já havia debatido antes temas envolvendo outros tipos de preconceitos.Estimulei os alunos a pesquisarem em livros, revistas e na internet a importância da miscigenação racial existente na formação étnica do povo brasileiro, bem como, a lei 10.639/2003 Na aula seguinte houve uma palestra com um representante de capoeira, o professor Júlio. Em seguida apresetaram um relatório de tudo que foi visto.

O resultado foi mais do que o esperado por mim,já houve um grande interesse por parte dos alunos ao fazerem a pesquisa sobre o tema que foi abordado e pela copoeira. A empolgação foi tanta que conseguiram trazer para escola numa sexta feira, dia 26/09/2008, o professor Júlio com um grupo de capoeira para fazer uma apresentação com a participação dos alunos na roda de capoeira. Isso me deixou bastente feliz, pois não tinha ideia de como o curta ia ter esta grande repercussão pela turma do 8ºB - tarde.Todo meu trabalho foi registrado através de fotos e relatórios entregue pelos alunos.Pretendo continuar trabalhando com o Projeto Curta na Escola e estou escolhendo o filme para apresentar em outra turma. Parabéns a toda equipe do Curta na Escola e obrigada por esta oportunidade e pela colaboração no meu trabalho em sala de aula.