Brincando de Animação

Filme Utilizado Animando | Animação | De Marcos Magalhães | 1983 | 13 min | RJ

Data da Experiência:01/03/2011

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:thiago zanotti pancieri

Instituição:EEEF PROF JOAO LOYOLA
| ES | SERRA
| Estadual
- Apropriar-se e trabalhar com recursos tecnológicos disponíveis na escola, como sala de informática, computadores, e máquinas fotográficas. - Produzir uma animação em stop motion, utilizando os recursos tecnológicos ociosos. - Identificar e desmistificar o conhecimento dos alunos em relação à animação. - Apreciar filmes disponíveis no site Curta na Escola, que utilizam a técnica de animação, entre eles o vídeo Animando, que apresenta várias técnicas de animação. - Tornar os alunos produtores de cultura.

Iniciei o trabalho com um bate-papo, identificando o conhecimento dos alunos em relação à animação. Apreciamos nas aulas alguns curtas,principalmente o Animando, que explica como é feita uma animação. Vivenciamos atividades com a animação do material escolar, tirando foto a foto, movimentando o objeto e observando as fotos em sequência (stop motion), flipbook (livro mágico), cineminhas (tira de papel em uma sequência de desenhos quadro a quadro enroladas em um cilindro), taumatroscópio (um disco contendo duas imagens, uma na frente e outra no verso, preso a dois cordões que permte girá- lo), storyboards (uma série de desenhos em um quadro, mostrando em sequência as principais ações do filme). Criamos as histórias no storyboard tendo como tema as lendas e o folclore da região, já que era o projeto pedagógico que estava sendo desenvolvido durante o ano letivo. Após a criação das histórias no storyboard, iniciamos a modelagem dos bonecos para criação do vídeo, utilizando a técnica em stop motion escolhida pelos alunos. Na sequência, criamos os cenários, fotografamos os personagens criados e criamos as histórias com as fotos. Passamos as fotos para o computador e com a ajuda do Movie Maker editamos o filme. Como o filme pronto, realizamos a exibição na escola para toda a comunidade.

O principal resultado destas experiências está nas descobertas dos alunos. O trabalho que desenvolvemos extrapolou a escola: eles passaram a compartilhar com os pais o que estavam fazendo e que tinham aprendido a produzir uma animação. Levar isso para a vida deles, refletir sobre o que estão vendo e tornarem-se protagonistas foram conquistas importantes do projeto. Não apenas verem e portarem-se como passivos, mas descobrirem que podem produzir.Perceber que eles conseguiram dominar a técnica e que criaram autonomia em relação àquele conhecimento foi o principal resultado, especialmente o orgulho que tinham ao mostrar o que fizeram. Apropriar-se dos equipamentos de audiovisual da escola e integrá-lo ao cotidiano dos alunos de modo crítico, criativo e competente; Desenvolver um vídeo de animação com seus alunos é possível. As crianças já estão imersas neste universo, sabem bem manusear uma câmera fotográfica. Muitas têm uma no celular. Os vídeos podem ser divulgados na internet e o professor pode criar um Festival de Animação na Escola. Tudo desenvolvido pelos nossos próprios alunos.