|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Lendas urbanas


Plano de Aula do Filme A Casa das Pimenteiras | Documentário, Ficção | De Coletivo Cinema para Todos | 2010 | 7 min | RJ


Em toda cidade ou bairro tem lendas urbanas que são contadas de uma geração para outra.




Objetivos
conhecer a definição e características das lendas urbanas.

Situação Didática
1º passo: Recuperar os conhecimentos que os alunos tem sobre mitos e lendas a través de uma conversa e fazendo perguntas do tipo: Quais eram as características dos mitos e lendas? Que tipo de personagem aparece? Logo apresentar na lousa o conceito de lenda urbana, explicando aos alunos que além das lendas tradicionais existem as urbanas. Perguntar aos alunos o que eles acham que são estas lendas, pedindo que foquem a atenção na palavra urbanas. Anotar na lousa as características que os alunos vão falando. 2º passo: Assistir o vídeo "A casa das Pimenteiras". Pedir aos alunos que expliquem o que eles viram como característica de uma lenda urbana no vídeo. 3º passo: os alunos deverão fazer uma parte da atividade em casa para logo finalizar na escola Atividade em trios: os alunos deverão perguntar nas casas sobre a existência de uma lenda urbana na cidade em que eles vivem e que circula de boca em boca. Utilizando o recurso de gravação de áudio do celular realizar uma gravação que narre a lenda. Na aula seguinte, a sala ouvirá as diversas lendas e fará uma analises delas a luz das características trabalhadas na primeira aula. Cada dupla, deve elaborar por escrito a analise de sua lenda.

Comentários
Avaliação: Se levará em consideração a participação ativa dos alunos na sala a partir das perguntas do professor e das interpretações que realizem do audiovisual. Na elaboração do trabalho se observará a responsabilidade deles na pesquisa e a interpretação das lendas trazidas.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Denise