|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Produção de Contrato Coletivo


Plano de Aula do Filme Conexão Escola - A Sociedade da Informação | Documentário | De Coletivo Cinema para Todos | 2010 | 8 min | RJ


Entra ano e sai ano, professores e alunos entram em conflitos, gerados, geralmente, pela diferença de idade e de posição que ocupam. Que tal começar o ano escolar de uma maneira diferente, ouvindo o ponto de vista de seus alunos e expondo o seu?




Objetivos
- Trabalhar o contrato coletivo de início de ano

- Desenvolver o senso crítico sobre direitos e deveres

- Produzir artigo de opinião

- Realizar um trabalho com recursos audiovisuais diversificados.


Situação Didática
1ª Etapa

Pensando no início do ano letivo ou do semestre, reúna a sala em círculos, se apresente e peçam para que todos façam o mesmo. Alguns alunos podem até se conhecer, mas essa dinâmica facilita para que todos se conheçam e entrem em contato. Informe que, por ser o início de um período, vocês precisarão, em conjunto, estabelecer algumas regras, para o bom convívio de todos e andamento das aulas.

2ª Etapa

Antes de iniciar a produção do contrato coletivo, informe aos alunos que vocês vão assistir a um vídeo, que poderão ajudá-los nessa tarefa. Alerte-os a prestarem atenção em todos os pontos levantados durante o curta.

3ª Etapa

Peça para que produzam um artigo de opinião sobre o filme visto e que, nessa produção textual, façam uma reflexão sobre o comportamento que tiveram durante o ano anterior com relação ao professor e demais colegas. Sugira para que eles ressaltem os pontos positivos e o que podem fazer para continuar o comportamento e para melhorar os pontos que não foram tão positivos assim.

4ª Etapa

A partir do artigo de opinião produzido, reúna a sala em círculo novamente. Discuta as impressões que tiveram do filme e as produções dos artigos de opinião. Nessa discussão, você já pode direcioná-los sobre a importância do contrato coletivo tanto para alunos quanto para professores.

5ª Etapa

Produzam o contrato coletivo em conjunto, determinando os direitos e os deveres de ambas as partes (alunos e professores). Fixe esse contrato em local visível para todos, e publique-o, juntamente com os artigos de opinião, no blog da escola ou da sala (caso ainda não possua, esse é um ótimo momento para iniciá-lo.).

Comentários
Para saber mais:

Artigos sobre o Contrato Pedagógico:

http://www.educacional.com.br/revista/0104/pdf/parte20.pdf Acessado em 22/01/2013 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/33-2.pdf Acessado em 22/01/2013

Curta-metragem: Pandemônico

http://portacurtas.org.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=10617&exib=5513 Acessado em 22/01/2013

Palavras-chaves: Contrato Pedagógico Artigo de Opinião Direitos e Deveres.

Plano de aula produzido por: Talita Cavalcante de Morais Silva

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mary Grace