Direitos e responsabilidades

Plano de Aula do Filme Gravidez na Adolescência | Documentário, Ficção | De André Hallak, Coletivo Cinema para Todos, Daniel Toledo | 2010 | 4 min | RJ

Cada um responde de uma forma pessoal e intima à situações que se apresentam. O intercâmbio com os colegas pode nos ajudar a enriquecer as ideias que temos e posicionarmos de uma forma melhor para enfrentar essas situações. A informação e a reflexão são bases necessárias para podermos tomar decisões sobre nossa vida sexual e reprodutiva para que as coisas "não sucedam" porque sim, se não que nos sejamos quem, de forma consciente e responsável, decidamos sobre nossas próprias vidas.

- Oferecer oportunidades para que cada estudante desenvolva plenamente a sua subjetividade reconhecendo seus direitos e responsabilidades. - Expressar, refletir sobre as emoções e sentimentos presentes nas relações humanas a respeito da sexualidade. - Promover hábitos de cuidado do corpo e promoção da saúde em geral e da saúde sexual e reprodutiva em particular

a) Assistir o vídeo com os alunos. b) A partir do vídeo e da leitura dos seguintes testemunhos, conversem sobre as perguntas que aparecem no fim. Testemunho 1: J, 18 anos, mulher: "No tinha muita informação sobre os métodos anticonceptivos, nunca pensei em usá-los, nunca pensei que poderia engravidar. Mas ao mês seguinte não desceu e descobri por um exame que estava grávida. Não sabia o que fazer. Fiquei paralisada. Culpe-o por não ter se cuidado e m deixar grávida, e ele me culpou por não ter me prevenido." Testemunho 2: M, 16 anos, mulher: "Eu tinha medo de estragar a naturalidade da relação sexual utilizando preservativo." Testemunho 3: T, 20 anos, homem: "Tínhamos 17 anos e não nos cuidamos. A primeira vez sim, mas depois eu já a conhecia e era melhor não se cuidar." Testemunho 4: S, 17 anos, mulher: Esse projeto para mim era mais pra frente. Primeiro pensava trabalhar, me formar, poder trabalhar para lhe dar tudo e depois disso sim ter um filho. Bom..agora aconteceu assim, mas eu não queria tão jovem. Perguntas: - Muitas vezes, mesmo tendo informação sobre os métodos anticonceptivos, estes não são utilizados. Por que vocês acham que isto acontece? - Para vocês, quem é responsável do cuidado nas relações sexuais? A mulher, o homem ou os dois? Por que? - Acreditam que é comum entre os jovens se cuidar nas primeiras relações e depois não? Por que? - O que significa a expressão:" eu já a conhecia e era melhor não se cuidar"? - O que acontece quando se toma uma decisão que não foi suficientemente pensada? É a mesma coisa quando se trata de uma gravidez que de outras situações da vida? Por que? - O que é para vocês um projeto? Que projeto se pode ter quando se esta namorando? Que coisas nos impedem planificar os nossos projetos de vida? Ter um filho/a é um projeto de vida? c) Em duplas ou trios sintetizem algumas conclusões a partir da conversa em sala de aula. Pensem o que consideram importante para ter presente na hora de decidir ter relações sexuais e escrevam um texto breve a modo de conselho ou sugestão para outros jovens. Escolham uma imagem e elaborem um cartaz para comunicar o conselho. Difundam pela escola e pelas redes sociais a suas produções.