|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Libertas


Plano de Aula do Filme Libertas | Animação | De Jackson Abacatu | 2009 | 10 min | MG


Dois pássaros (um livre e um preso numa gaiola) conversam sobre liberdade. O pardalzinho, que está solto, se surpreende com a história do Periquito, que não conhece a liberdade e não sabe o que é voar. "Quem poderia cometer tamanha crueldade?" - pensa o Pardalzinho. Esse curta nos faz refletir sobre a prisão e tráfico dos animais silvestres, que, infelizmente, ainda é tão comum em nosso país.




Objetivos
- Identificar a intertextualidade presente entre o poema "Pardalzinho", de Manuel Bandeira, com o curta.



- Discutir sobre a questão da prisão dos pássaros e as condições de saúde que esses animais, mesmo sendo 'bem cuidados', passam, além de alertar para o tráfico de aves silvestres, que, infelizmente, ainda é comum no Brasil.



- Interpretar o poema e o filme por meio da linguagem de desenho.




Situação Didática
1ª Etapa



Leia, juntamente com os alunos, o poema "Pardalzinho", de Manuel Bandeira.



Após a leitura, abra uma roda de discussão para a interpretação do poema. Questione aos alunos: "O que vocês acharam da história?" "O pássaro teve um final feliz?", "Sacha fez tudo para que o pardalzinho ficasse bem, foi o suficiente?" "O que faltou para o pássaro?" "Vocês acham certo prender os pássaros em gaiolas?" dentre outras questões. Direcione as respostas dos alunos, de modo que eles percebam as condições de saúde e do que os pássaros são privados ao serem presos em gaiolas. Faça também um breve panorama sobre o tráfico de aves que ainda existe no Brasil e quais são suas consequências.



2ª Etapa



Passeo curta-metragem "Libertas" aos alunos. Após a exibição do filme, pergunte aos alunos se encontraram alguma semelhança entre o curta e o poema, apresentado na aula anterior.



Questione, ainda, o que eles acharam de diferente e se o filme foi parecido com o que eles imaginaram ao ler o poema. Explique para os alunos, de modo simplificado, o que é intertextualidade e como ela pode ser feita.



3ª Etapa



Na aula de Arte, peça para que os alunos reproduzam cartazes, em folhas de sulfite e utilizando lápis de cor, com a interpretação do poema e do curta. Explique para os alunos que esse trabalho é uma produção intertextual, por trabalhar os mesmos textos com uma linguagem e um olhar diferentes. Organize um grande painel com os desenhos e deixe exposto em sua classe ou escola.



Avaliação



A partir das discussões e atividades trabalhadas, verifique se os alunos conseguiram compreender o conceito de intertextualidade e verifique a coerência em debater as suas ideias com os colegas sobre o tema.




Comentários
Para saber mais:



Dicas de português(Acessado em 29/10/2012)



Intertextualidade (Acessado em 29/10/2012)



Ciência e Cultura(Acessado em 29/10/2012)



Palavras-chaves: Intertextualidade Aves Poesia Manuel Bandeira.



Plano de aula produzido por Talita Cavalcante de Morais Silva

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mary Grace