|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Velhice e Preconceito


Plano de Aula do Filme Olhos Pasmados | Documentário, Experimental | De Jurandir Müller, Kiko Goifman | 2000 | 10 min | SP


A velhice é algo pouco discutido no mundo, principalmente no Brasil. É um momento em que o indivíduo perde tudo o que nunca teve. Esse documentário traz uma visão sobre a dor, a miséria e o abandono a que o idoso é submetido. É documentário experimental que trata dos problemas da velhice, tendo como ponto de partida um trecho do livro "Iluminações" de Rimbaud.

acesso ao livro pelo ebook




Objetivos
- Refletir sobre o tema velhice para elaborar um projeto na escola que trabalhe a questão do preconceito em relação à velhice.

Situação Didática

1° momento:


Como forma de sensibilização ao assunto e introdução ao tema, apresente para os alunos o livro "Iluminações" de Rimbaud. Peça para que eles façam uma pesquisa sobre a história do livro e sobre o autor. Em seguida coloque o vídeo para a classe assistir e solicite que eles anotem os pontos que mais chamaram a atenção durante a exibição do filme.


2° momento:


Nesse momento, a partir das perguntas a seguir, faça a mediação da discussão (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)


- O que é a velhice?

- Você tem idosos em casa na família?

- Como são tratados estes parentes?

- Qual a mensagem você acha que o filme quis transmitir?


3° momento:


Oriente os alunos para que realizem, em grupo, uma pesquisa sobre a velhice no Brasil. Solicite que os alunos, em grupos, pesquisem o que existe no Brasil em apoio ao idoso.

Oriente-os a pesquisar em sites governamentais quais ações são dedicadas aos idosos.. Solicite que vejam o que consta na legislação a esse respeito.

Indique que leiam o estatuto do idoso


4° momento:


Solicite que elaborem um projeto escolar que tenha por objetivo a reflexão e a ação em relação ao idoso no Brasil

Lembre-se de orientá-los em relação à metodologia de elaboração de projetos.

Coloque me prática o projeto e convide a comunidade escolar!



Pedagogo Autor do Plano de Aula
Caroline Franco


Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas
Nível: Ensino Superior