|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

No mundo mágico dos livros


Plano de Aula do Filme A Traça Teca | Animação | De Diego M. Doimo | 2002 | 8 min |


Quem faz com que a criança desenvolva gosto ou até mesmo verdadeira paixão pelos livros e pela leitura? Certamente os adultos, os jovens e mesmo os adolescentes com os quais convivem os pequenos, que por serem leitores, sempre carregando um livro debaixo do braço, acabam gerando curiosidade, encantamento e despertando a vontade de ler nas crianças com as quais têm contato. A escola também é espaço decisivo para que este amor pela leitura floresça. Introduzir as crianças aos livros com leituras para elas e visitas frequentes as bibliotecas contribui muito para esta aproximação.




Objetivos
Despertar entre as crianças o gosto e a satisfação pela leitura, a vontade de ler por livre e espontânea vontade, a disposição de visitar bibliotecas e conhecer histórias e seus autores.

Situação Didática
A Traça Teca introduz as crianças ao universo dos livros por excelência, ou seja, a biblioteca. Ao mesmo tempo referencia ao longo de sua projeção para o público espectador a existência de personagens, títulos e escritores consagrados que escrevem justamente o que este público pode e gostará de ler, como Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo... A partir da apresentação do filme o professor pode levar os alunos a biblioteca e nesta visita apresentar livros, autores, histórias. Pode-se contar histórias, propor leituras, expandir a conversa sobre personagens, apresentar o trabalho de alguns destes escritores...

Comentários
Sou leitor desde que me conheço por gente... Comecei com histórias em quadrinhos, passei para livros infanto-juvenis, migrei para histórias de suspense (Sherlock Holmes e Agatha Christie), comecei a ler livros de história e ciências humanas para minha formação e hoje leio de tudo... Como conseguir isso? Exemplos, incentivo, encaminhamento, trabalho de convencimento e demonstração de que com os livros ao mesmo tempo que aprendemos podemos nos divertir muito!

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado