Plano de Aula do Filme Som da Rua - Crianças da Casa Grande | Documentário | De Roberto Berliner | 1997 | 3 min | RJ

Nessa Casa Grande tem muita gente pequena fazendo arte, utilizando da música como um refúgio depois de um dia cansativo de trabalho. As realidades se confrontam na roça e na metrópole. As crianças que vivem nos interiores do nosso país e que trabalham na lavoura têm seus direitos garantidos por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente? Fica a questão para refletir com a turma, identificando no Vale do Cariri a forma especial com que as crianças têm acesso à cultura e educação.

Conscientizar sobre os direitos da criança e do adolescente, discutindo sobre o Estatuto.

Promover a pesquisa do repertório cultural dos pais dos alunos envolvidos.

Estimular a brincadeira.

Aproximar pais e filhos.

Etapa 1:

O professor poderá explicar para os alunos o que é o Estatuto da Criança e do Adolescente, ressaltando a sua importância durante esses 25 anos de existência para isso sugerimos uma forma lúdica que pode ser por meio do gibi da Turma da Mônica, produzido pela editora Maurício de Souza, ou da música "Criança não trabalha" do grupo Palavra Cantada, com o vídeo nesse plano em anexo ou da forma que lhe for mais conveniente. (15 minutos) Etapa 2:

Exibição do Curta

Som da Rua - Crianças da Casa Grande

(3 minutos). Etapa 3:

Com a exibição do filme o professor poderá levantar quais são os direitos que os alunos identificam que as crianças do Vale do Cariri estão contempladas. Esses direitos serão escritos na lousa.

É interessante desenvolver um diálogo com os alunos pautando-se no quanto a cultura, a educação e o lazer são importantes para o desenvolvimento do ser humano. Por isso a atividade sugerida se desdobra na casa de cada aluno.

O professor irá entregar uma tarjeta (pedaço de papel pequeno) para cada aluno com a seguinte questão:

"Qual foi a sua brincadeira favorita quando era ainda um menino (a)?"

Essa questão faz refletir sobre a infância deles, a ideia é que se faça um levantamento de brincadeiras que os pais conhecem e que viveram durante a infância, o intuito dessa pesquisa é além de promover aproximação entre pais e filhos, resgatar a criança interior dentro deles, estimular a memória e instigar a emoção de recordar.

Obs: Pode ser que alguns pais não tenham lembranças boas das brincadeiras de infância, por isso a questão é bem livre, se esse for o caso, vale ressaltar a importância de compartilha-lo na próxima etapa da atividade.

(30 minutos ou mais) Etapa 4:

Com a entrega da tarjeta preenchida pelos pais, o professor poderá promover um "Caça a Infância" (espécie de caça ao tesouro). A ideia é esconder pela escola as tarjetas dos alunos e com algumas dicas de onde foram escondidas eles saírem a procura, quando uma brincadeira for encontrada, todos devem se reunir e praticá-la em grupo. Quando essa brincadeira terminar eles poderão ir atrás de outra e assim sucessivamente.

Essa atividade deverá, se possível, ser aberta a participação dos pais, que podem explicar uma ou outra brincadeira ou participar apenas brincando é interessante registrar esse momento em vídeo ou foto, se os pais não presenciarem fisicamente, esse material poderá ser entregue para retribuir em forma de agradecimento a contribuição deles para a atividade.

Avaliação:

O professor poderá avaliar solicitando um desenho que represente a brincadeira que eles trouxeram de casa (esse desenho também pode ser feito em parceria com os pais).

A avaliação pode ser de acordo com o desenvolvimento da criança durante a aula expositiva.