|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Os sons e demais elementos da cultura indígena


Plano de Aula do Filme Som da Rua - Índios | Documentário | De Roberto Berliner | 1997 | 2 min | RJ


Os índios brasileiros, primeiros habitantes desta terra, foram aos poucos sendo empurrados de suas aldeias e terras originais para o interior do país. Não apenas tiveram suas terras usurpadas, mas também sua cultura foi sofrendo com as ingerências e imposições do branco que por aqui se estabeleceu. Recuperar as raízes da brasilidade passa, necessariamente, pela compreensão e resgate das tradições indígenas. Sua cultura original não se perdeu por completo e precisa ser estudada, entendida e respeitada.




Objetivos
Apresentar a cultura indígena, despertar empatia, demonstrar nossas origens, fazer com que as novas gerações não apenas conheçam, mas que também respeitem os primeiros e originais brasileiros.

Situação Didática
Realizar trabalho de pesquisa de imagens sobre os índios brasileiros através da internet. Imagens que retratem seu modo de vida, cultura, situação atual, história... Trazer as imagens para a sala de aula e propor a leitura das mesmas pelos alunos, buscando as particularidades traduzidas a partir desta interpretação coletiva. Apresentar o curta e também outros títulos relativos a índios que fazem parte do acervo CNE (pequena mostra de curtas sobre os índios). Compor textos e produzir jornal sobre o estado atual dos índios e de sua cultura para distribuir na escola. Promover apresentações sobre o tema dos alunos para as outras turmas.

Comentários
As políticas indigenistas nacionais e o trabalho de ONGs têm procurado ao longo dos últimos anos e décadas defender e estimular o respeito a cultura indígena brasileira, preservando o que ainda nos resta de sua valorosa contribuição para a brasilidade. É movimento essencial que deve continuar a acontecer e, sempre que possível, ser viabilizado através do comprometimento das novas gerações com esta importante causa.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado