Os sons e demais elementos da cultura indígena

Plano de Aula do Filme Som da Rua - Índios | Documentário | De Roberto Berliner | 1997 | 2 min | RJ

Os índios brasileiros, primeiros habitantes desta terra, foram aos poucos sendo empurrados de suas aldeias e terras originais para o interior do país. Não apenas tiveram suas terras usurpadas, mas também sua cultura foi sofrendo com as ingerências e imposições do branco que por aqui se estabeleceu. Recuperar as raízes da brasilidade passa, necessariamente, pela compreensão e resgate das tradições indígenas. Sua cultura original não se perdeu por completo e precisa ser estudada, entendida e respeitada.

Apresentar a cultura indígena, despertar empatia, demonstrar nossas origens, fazer com que as novas gerações não apenas conheçam, mas que também respeitem os primeiros e originais brasileiros.

Realizar trabalho de pesquisa de imagens sobre os índios brasileiros através da internet. Imagens que retratem seu modo de vida, cultura, situação atual, história... Trazer as imagens para a sala de aula e propor a leitura das mesmas pelos alunos, buscando as particularidades traduzidas a partir desta interpretação coletiva. Apresentar o curta e também outros títulos relativos a índios que fazem parte do acervo CNE (pequena mostra de curtas sobre os índios). Compor textos e produzir jornal sobre o estado atual dos índios e de sua cultura para distribuir na escola. Promover apresentações sobre o tema dos alunos para as outras turmas.