|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Reflexão e comparação de diferentes suportes textuais dentro de um mesmo gênero


Plano de Aula do Filme Negócio Fechado | Ficção | De Rodrigo Costa | 2001 | 15 min |


O Ensino da Língua Portuguesa tem, hoje, entre seus princípios, promover o uso social da escrita e da leitura, assim como a compreensão e produção de bons textos. Neste sentido, temos envidado esforços na busca de um ensino coerente com estes princípios e que proporcione aos alunos uma reflexão sobre a língua e seus diferentes usos, ampliando seu repertório textual.
Como todo texto se organiza dentro de um gênero , no ensino fundamental, é importante que o professor tenha a preocupação de apresentar diferentes gêneros textuais no decorrer do ano,
aprofundando o estudo de alguns deles de acordo com seu plano pedagógico e levando em consideração o
interesse de seus alunos, assim como, colocando-os em contato com quantos gêneros seja possível promovendo leituras diárias para o grupo. Assim, espera-se que o aluno seja estimulado a desenvolver suas habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever.
Pode-se dizer que os gêneros, determinados historicamente, variam em sua estrutura demonstrando muitas vezes uma condição particular de um local, região, época ou costumes. Determinados, inclusive, pelo uso social da língua escrita.
Temos como exemplo, os contos de fadas. Histórias vindas da tradição oral que foram passando de geração em geração, modificadas pela linguagem, mas preservadas com a escrita de seus textos e conhecidas no mundo todo.
Também os causos do nosso país, são histórias que fazem parte de nossas raízes e que nos contam um pouco dos valores esquecidos, do humor inocente e dos costumes da roça e do interior do Brasil.
Apresentando o curta "Negócio Fechado" aos alunos, proporcionamos a reflexão e comparação de diferentes suportes textuais dentro de um mesmo gênero, abrimos
caminhos a uma parte de nossa cultura que nem sempre
é abordada na Escola, além de contribuir para a compreensão da diversidade em nosso país,
discutindo os diferentes valores sociais e culturais existentes.




Objetivos
 Apropriar-se do gênero textual apresentado no filme.
 Expressar-se utilizando a linguagem escrita.
 Produzir textos coerentes e coesos de acordo com o gênero estudado.
 Aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura das Minas Gerais.

Situação Didática
 Apresentar o filme aos alunos.
 Roda de conversa: Discutir com os alunos as impressões que tiveram em relação à história. Levantar hipóteses quanto ao gênero textual e cenário do filme. Qual seria o final desta história no contexto econômico e social que vivemos?
 Ler para o grupo o conto do qual o filme foi inspirado: "Como a gente negoceia", de Olavo Romano. Garantir que todos os alunos tenham cópia do texto para acompanhar a leitura.

 Contextualizar a história apresentando:
 O gênero textual explorado pelo autor: Causos.
 Outros autores que trabalham com este gênero.
 O Estado brasileiro onde a história se passa: Minas Gerais.

 Pesquisar com os alunos (na internet, livros) a biografia e outros causos e contos do autor.
 Apresentar um pouco da cultura do sertão de Minas Gerais utilizando alguns textos de escritores mineiros. Sugestões: Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Ziraldo, Olavo Romano.
 Divididos em subgrupos, escrever um causo utilizando situações de seu cotidiano, procurando garantir alguns elementos básicos do gênero textual.
 Compartilhar o conhecimento: Proporcionar que cada grupo apresente sua história, assim como suas descobertas no decorrer deste processo.
 Análise crítica: abrir uma discussão sobre a atitude do fazendeiro, se estava correto em não vender o gado, ainda que por um preço maior, apenas por se sentir desrespeitado em sua maneira de fazer negócio.

Comentários
Avaliação:

 Considerar na produção de texto realizada pelos alunos:
 Coerência e coesão
 Conhecimento acerca do gênero apresentado

 Considerar no desenvolvimento da atividade:
 Observações na comparação de diferentes suportes textuais dentro de um mesmo gênero
 Envolvimento e identificação com o tema proposto.

Para saber mais:

 Livros:
 ROMANO, Olavo. Casos de Minas. São Paulo: Paz e Terra, 1982.
 ROMANO, Olavo. Minas e seus causos. São Paulo: Ática, 1984.
 ROMANO, Olavo. O Mundo Daqueles Tempos. São Paulo: Atual, 1988.

 Sites:
Academia Mineira de Letras: Biografia de autores e biblioteca virtual. Disponível em: http://www.academiamineiradeletras.org.br/.
Wikipédia: Enciclopédia virtual livre, apresenta dados gerais do Estado de Minas Gerais. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minas_Gerais

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Sathler & Sanchez


Formação: Luciano Sathler é Doutorando em Administração (FEA/USP);Mestre em Administração (UMESP); Especialista em Gestão Universitária pela Organização Universitária Interamericana e graduado em Publicidade e Propaganda (PUC-MG). Elisana Costa Sanchez é graduada em Artes Plásticas pelas Faculdades Integradas Teresa D´Ávila e em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (SP).
Atividades Profissionais: Luciano Sathler é Editor Executivo da Revista de Educação do Cogeime; Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu, Cursos de Extensão, Universidade Livre da Terceira Idade, Centro de Línguas e o Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação da UMESP e Editor Executivo das Publicações Científicas, com ênfase nos aspectos de Produção Editorial e distribuição na UMESP. Elisana Costa Sanchez é Professora da Educação Básica e atua na Formação Continuada de Educadores em Rede Municipal de Ensino.
Publicações: no último ano: SATHLER, L. . Como lidar com as Novas Tecnologias da Informação?. Mundo Jovem - Um jornal de idéias, Porto Alegre, p. 18 - 18, 01 set. 2006. SATHLER, L. . Inclusão Digital. Revista Novo Olhar, São Leopoldo, p. 4 - 4, 01 jun. 2006.
Nível: Ensino Superior
Instituição: UMESP / PMSBC | | SP