|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

As megacidades e a solidão


Plano de Aula do Filme Tyger | Animação | De Guilherme Marcondes | 2006 | 5 min | SP


Procura-se algum lugar no planeta
onde a vida seja sempre uma festa
onde o homem não mate
nem bicho nem homem
e deixe em paz
as árvores da floresta.
Procura-se algum lugar no planeta
onde a vida seja sempre uma dança
e mesmo as pessoas mais graves
tenham no rosto um olhar de criança.
(Roseana Murray)
O curta mostra um tigre gigante caminhando pela megacidade de São Paulo à noite. As pessoas que habitam a cidade estão nos seus afazeres cotidianos, cuidando das suas próprias vidas. Não há uma preocupação com o exterior. Conforme o tigre gigante caminha pela metrópole ele vai transformando os objetos em plantas e as pessoas em animais: recriando uma floresta - transformando a floresta de gente e pedra em uma floresta de animais e plantas.
Em sua representação faz uma relação entre o tigre e as ambigüidades de uma megacidade: perigosa e fascinante.
Como conceituar uma megacidade? São cidades com mais de 10 milhões de habitantes, comumente com crescimento urbanístico muito rápido.
Em países subdesenvolvidos têm havido um grande crescimento de megacidades, com muitos problemas, tais como: falta de saneamento básico, poluição, violência urbana, congestionamento, entre outros.
As megacidades geram também muitos conflitos pessoais, como solidão, medo, abandono, estresse, falta de tempo e poucos amigos, pois o cotidiano é muito intenso. Seu "clima" provoca o afastamento das coisas simples e da convivência com a natureza.
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
 Em Psicologia:
o Sentimentos como: solidão, abandono, violência e medo
o Estresse e suas conseqüências físicas e psicológicas.
 Em Geografia
o O conceito de Megacidade
 Países subdesenvolvidos e suas megacidades
 As megacidades no Brasil e seus problemas urbanos
o Caos Urbanístico
o A importância da natureza nas cidades.
 Em Arte
o Natureza Morta x Arte abstrata
o Arte através dos quadrinhos.
 Em Informática Educacional
o Utilizar softwares de apresentação e recursos multimídia
o Escrever novo roteiro com novas imagens sobre a mesma temática.




Objetivos
o Refletir sobre sentimentos como: solidão, medo, violência e abandono
o Conhecer a realidade de sobre outros países/cidades
o Refletir sobre os países subdesenvolvidos e emergentes e suas dificuldades
o Interagir com recursos multimídia.

Situação Didática
Fases do trabalho:

1. Apresentação do curta "Tyger"
2. Conceituar os sentimentos solidão, abandono, violência e medo e discutir porque a megacidade produz esses sentimentos
3. Pesquisar sobre os países subdesenvolvidos e suas megacidades
4. Debater a relação entre as dificuldades das megacidades de outros países e as dificuldades vividas em nosso país
5. Recriar o curta através de desenho em quadrinhos
6. Escrever um novo roteiro utilizando recursos de informática e multimídia: softwares, fotos digitais, filmadora, entre outros



Comentários



Anexo 1

O TIGRE

Tigre, Tigre, viva chama
Que as florestas da noite inflama,
Que olho ou mão imortal podia
Traçar-te a horrível simetria?
Em que abismo ou céu longe ardeu
O fogo dos olhos teus?
Com que asas ousou ele o Vôo?
Que mão ousou pegar o fogo?
Que arte & braço pôde então
Torcer-te as fibras do coração?
Quando ele já estava batendo,
Que mão & que pés horrendos?
Que cadeia? que martelo,
Que fornalha teve o teu cérebro?
Que bigorna? que tenaz
Pegou-lhe os horrores mortais?
Quando os astros alancearam
O céu e em pranto o banharam,
Sorriu ele ao ver seu feito?
Fez-te quem fez o Cordeiro?
Tigre, Tigre, viva chama
Que as florestas da noite inflama,
Que olho ou imortal mão ousaria
Traçar-te a horrível simetria?


Fonte: http://br.geocities.com/edterranova/blake14.htm


Anexo 2

Bibliografia de Literatura Infanto-Juvenil:


Livro 1 - O livro dos medos. Org. Heloisa Prieto, Cia das Letras.

Nesta coletânea, onze autores elegeram uma manifestação do medo e em torno dela desenvolveram histórias que são muito diferentes entre si, não só porque cada autor tem um estilo próprio de escrever, mas sobretudo porque este talvez seja o sentimento mais multifacetado que as pessoas podem experimentar.

Os medos que aparecem na hora de dormir são o tema de Mirna Gleich Pinsky. Daniel Munduruku fala sobre o medo do que não se vê. Silvinha Meirelles descreve certos medos pessoais e intransferíveis, como o medo de barata. Medo de ser mordida pelo crocodilo que comeu a mão do Capitão Gancho era o que apavorava Lilia Moritz Schwarcz. Medo da cidade é o que sente o personagem criado por Zélia Cavalcanti. Com conhecimento de causa, Milton Hatoum conta um caso sobre o medo de avião. Heloisa Prieto escreve sobre o medo de vampiro. Mônica Rodrigues da Costa e Edilamar Galvão fazem um poema divertido para apresentar o "ABC do medo". Paula Corrêa selecionou e traduziu algumas fábulas de Esopo em que o medo determina o comportamento dos personagens. E Otavio Frias Filho narra uma história sobre uma situação que muitas crianças conhecem: o medo de que os pais se separem.

Há medo para todos os gostos. Falar sobre eles - ou ler - é sempre uma forma de torná-los mais mansos.
Fonte: http://www.lumiarte.com/livrarialuardeoutono/ij-medos.html


Livro 2 - O Colecionador de Segredos. Marcia Cristina Silva, Brinque-Book:2004

Vida, sentimentos e mudanças... Beto mostra ao leitor a riqueza contida nas coisas simples da vida "A lei do país onde Beto morava dizia que todos tinham de começar a colecionar alguma coisa quando completassem doze anos de idade", mas Beto não sabia o que queria colecionar. O Colecionador de Segredos é um livro sobre a vida e a busca pela felicidade. Mostra como os medos podem ser transformados em coragem e preocupações convertidas em alegrias. Bastas perseguir nossos desejos e não deixar de acreditar nunca que realizá-los é possível. Recomendado para crianças de 10 a 12 anos, O Colecionador de Segredos "transmite mensagens profundas dentro de uma história simples", diz a autora. "Muitas vezes é entre uma palavra e outra, no silêncio, que o mais importante se encontra."- Márcia Cristina Silva personifica sentimentos para contar melhor a vida, através do dia-a-dia de uma família como outra qualquer, pela visão de uma criança. As ilustrações do premiado André Neves são coloridas e harmoniosas, dando vida à poesia presente no texto.
Fonte: http://www.submarino.com.br


Livro 3 - Esse bicho-papão do medo. Simone Sabino, ED. Ave-Maria

Todos têm medo. Ele faz parte da vida. Enfrentá-lo faz com que a criança possa compreender suas limitações.

http://www.avemaria.com.br/


Livro 4 - Só, somente só.... Simone Sabino, ED. Ave-Maria

Resultado da vivência da autora psicóloga em relação às crianças por ela atendidas, trata questões de crianças solitárias que não tem com quem brincar, crianças que querem ficar sozinhas, que têm medo de crescer e até as que se sentem isoladas mesmo quando rodeadas de pessoas.

http://www.avemaria.com.br/


Bibliografia e Webgrafia consultada e indicada:

ADAS, Melhem. Geografia: o Mundo Desenvolvido: 8ª Série - Ens. Fundam.Moderna. 5ª ED.
DAVIS, Mike. Planeta Favela. Boitempo, 1ª ED.

http://www.roseanamurray.com/opiniao14.asp
http://br.geocities.com/edterranova/blake.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Megacidade
http://www.frigoletto.com.br/GeoEcon/desxsub.htm
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia006.asp
http://www.eurobrain.info/dw/article/0,2144,2804625,00.html

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Marilene Lima


Formação: Mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC/SP (1999-2001) tendo desenvolvido pesquisa sobre a História dos Métodos de Alfabetização em São Paulo.Psicóloga, formada pela UMESP (1991-1997).
Atividades Profissionais: Coordenadora do Programa Edukaleidos: Educação para o bem-estar [http://www.edukaleidos.pro.br]. Docente na Pós-Graduação da UNISA nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional (Lato Sensu)e MBA Executivo em Gestão de Pessoas (Unisa Business School).
Publicações: Últimas publicações: Entrevista concedida à jornalista Thais Gurgel, do Caderno Especial: Educação Infantil, da Revista Nova Escola, "Conhecimento de Mundo na Educação Infantil", publicação prevista para março/2007; Artigo no site Pró-Fala (http://www.profala.com/artpsico41.htm - Portugal) Educação, Psicanálise e Cultura
Nível: Ensino Superior
Instituição: UNISA | São Paulo | SP