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A Tropicália e a pintura


Plano de Aula do Filme Ver Ouvir | Documentário | De Antônio Carlos da Fontoura | 1966 | 20 min | RJ


O curta "Ver Ouvir" relata o estilo artístico de três pintores "no tempo" da Tropicália, sua visão realista e suas relações com a cidade transformadas em pintura.
O tropicalismo foi um movimento cultural que inaugurou conceitos e tendências na arte brasileira. Foi uma geração que se misturou e politizou.
"Teve por base a tentativa de revelar as contradições próprias da realidade brasileira mostrando o moderno e o arcaico, o nacional e o estrangeiro, o urbano e o rural, o progresso e o atraso. O movimento não chegou a produzir uma síntese destes elementos, mas buscou traduzir a complexidade fragmentária da nossa cultura" (In: site Cola da Web).
O curta retrata a relação dos referidos pintores com o cotidiano do regime político da época. A Arte era voltada à crítica do sistema político e interagia no cotidiano das pessoas, era sinônimo de: Arte nas ruas.
Vários nomes se destacaram, na música, no teatro, no cinema e nas artes plásticas, tornando o movimento tropicalista um marco na história brasileira.
As idéias que alimentaram o tropicalismo vieram do Modernismo, da vanguarda concreta e neoconcreta, bem como dos movimentos de contestação, sendo considerado como um ponto de ruptura nos níveis comportamental, político-ideológico e estético.
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
 Em História e Artes (interdisciplinarmente):
o Movimento tropicalista e sua relação com a política da época
o Qual o sentido das obras, transmitido pelos artistas citados no curta
o Conceito de: Modernismo, Vanguarda Concreta e neoconcreta?




Objetivos
"Algo deve ser feito para que o aluno possa
ampliar seus referenciais do mundo e trabalhar,
simultaneamente, com todas as linguagens
(escrita, sonora, dramática, cinematográfica, corporal etc.)."
(Rodari, 1982)

o Promover a formação artística e estética do aprendiz e a sua participação na sociedade
o Estabelecer uma relação temporal e comportamental entre o movimento tropicalista e os dias atuais
o Refletir sobre a influência do movimento tropicalista nos padrões de costumes e pensamentos atuais
o Refletir sobre o "belo" e o "fazer artístico" ovacionados à época.

Situação Didática
Orientações Didáticas: O conjunto de conteúdos acima exposto está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem em três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão. A produção refere-se ao fazer artístico e ao conjunto de questões a ele relacionadas, no âmbito do fazer do aluno e dos produtores sociais de arte. A fruição refere-se à apreciação significativa de arte e do universo a ela relacionado. Tal ação contempla a fruição da produção dos alunos e da produção histórico-social em sua diversidade. A reflexão refere-se à construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal, dos colegas e sobre a arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas, com ênfase na formação cultivada do cidadão. Os três eixos estão articulados na prática, ao mesmo tempo em que mantêm seus espaços próprios. Os conteúdos poderão ser trabalhados em qualquer ordem, segundo decisão do professor, em conformidade com o desenho curricular de sua equipe (PCN, 1997).

Fases do trabalho:

1. Apresentação do curta "Ver Ouvir"
2. Pesquisar sobre o Movimento "Tropicália"
3. Pesquisar sobre os pintores citados: vida e obra
4. Promover um debate sobre as mudanças artísticas geradas pelo Movimento "Tropicália"
5. Elaborar um painel com pinturas destacando o estilo artístico dos pintores citados com temas do cotidiano atual ou fazendo uma "releitura" de obras dos mesmos, a partir de temáticas atuais.


Comentários
Sobre a Releitura:

Segundo Heleny Galati * (MASP) "a diferença entre Releitura e cópia é a seguinte: na cópia você reproduz fielmente (ou pelo menos tenta) o quadro do artista. É isso que os falsificadores fazem. Neste caso você está apenas preocupado com o poder de observação e capacidade para copiar que seu aluno tem. Já a Releitura implica em produzir aquilo que se entendeu da obra, sem preocupações com semelhanças. É o sentimento se aliando à observação na produção de um trabalho" (TECLEC/Psico - UFRGS).

Bibliografia e Webgrafia utilizada e sugerida:

BASUALDO, Carlos. Tropicália: uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997, v.6.
CINTRÃO, Sylvia Helena (org.). A forma da festa - Tropicalismo: a explosão e seus estilhaços. Brasília: UNB/Imprensa Oficial, 2000.
DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60 - Transformação da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998.
RODARI, G. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.

COLA DA WEB: http://www.coladaweb.com/porliteratura/tropicalismo.htm
FACOM: http://www.facom.ufba.br/com024/tropicalia/
http://teclec.psico.ufrgs.br/mec-nte/Projetos/releitura/inspira.htm
http://us.geocities.com/altafidelidade/trop_debt.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropicalia
Sites oficiais dos pintores
http://www.antoniodias.com/
http://www.rubensgerchman.com.br/
http://www.robertomagalhaes.art.br/


Para saber mais...

QUESTÕES DE ARTE - O BELO, A PERCEPÇÃO ESTÉTICA E O FAZER ARTÍSTICO - 2ª EDIÇÃO, de CRISTINA COSTA

"Este livro não se destina apenas ao estudo da expressão artística e da história da arte, mas a uma ampla área interdisciplinar que envolve também a ciência, a política, a indústria e a tecnologia. Ele se propõe a estudar o papel da arte na sociedade, a função social do artista, o sentido dos signos das linguagens artísticas num determinado contexto social, o processo de consagração artística, a dinâmica do processo artístico e a relação existente entre a arte consagrada e a vanguarda. Desse modo, seu conteúdo casa-se perfeitamente com as orientações dos PCNs do Ensino Médio (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) em relação ao ensino de arte".
(Fonte: http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=94451#)

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Marilene Lima


Formação: Mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC/SP (1999-2001) tendo desenvolvido pesquisa sobre a História dos Métodos de Alfabetização em São Paulo.Psicóloga, formada pela UMESP (1991-1997).
Atividades Profissionais: Coordenadora do Programa Edukaleidos: Educação para o bem-estar [http://www.edukaleidos.pro.br]. Docente na Pós-Graduação da UNISA nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional (Lato Sensu)e MBA Executivo em Gestão de Pessoas (Unisa Business School).
Publicações: Últimas publicações: Entrevista concedida à jornalista Thais Gurgel, do Caderno Especial: Educação Infantil, da Revista Nova Escola, "Conhecimento de Mundo na Educação Infantil", publicação prevista para março/2007; Artigo no site Pró-Fala (http://www.profala.com/artpsico41.htm - Portugal) Educação, Psicanálise e Cultura
Nível: Ensino Superior
Instituição: UNISA | São Paulo | SP