Eles estão em extinção

Plano de Aula do Filme Amigãozão | Animação | De Andrés Lieban | 2006 | 1 min | RJ

O curta Amigão Zão mostra a amizade entre um menino e um elefante, nos leva a reflexão sobre a importância dos animais e o bem que eles fazem às nossas crianças. O tema animais em extinção e a responsabilidade dos seres humanos em preservá-los são de extrema importância. A conscientização sobre o assunto e o respeito pelos animais devem começar desde a mais tenra idade. Uma animação leve e divertida, uma história de amizade e cumplicidade.

Refletir sobre a extinção dos animais

Conhecer alguns animais que estão em extinção

Saber o que é um animal em extinção

Desenvolver a empatia e solidariedade pelos animais

Desenvolver a Expressão oral e escrita

Promover a importância da preservação dos animais

Estimular a criatividade

Desenvolver habilidades de desenho e coordenação motora

Expor desenhos sobre animais em extinção.

Etapa 1: (10 minutos)

O professor poderá mostrar a foto de vários animais em extinção e pedir para cada aluno escolher uma e depois justificar a escolha da foto.

Etapa 2: (10 minutos)

O professor pergunta aos alunos se eles sabem o que é um animal em extinção e explica que todos esses animais estão ameaçados de deixar de existir.

Etapa 3: (10 minutos)

Neste momento poderá apresentar curta Amigo Zão. Após o curta poderá falar sobre o elefante - um animal em extinção e sobre a responsabilidade dos seres humanos de não deixar que isso aconteça.

Etapa 4: (10 minutos)

Sugiro cantar e dramatizar com os alunos a canção: Um elefante incomoda muita gente.

Etapa 5: (20 minutos)

Poderá pedir para os alunos desenhar seu animal em extinção preferido e criar uma legenda pedindo por sua existência.

Etapa 6:

Os desenhos poderão ficar expostos na sala.

Avaliação:

A verificação da aprendizagem poderá ser feita através da participação dos alunos, do desenho e da criação de legendas.

Rosângela Maria de Moura

Formação: Doutora em Ciências da Educação' pela Universidad Nacional de Rosario (UNR) Argentina. Graduada em Letras - Licenciatura e Bacharelado pela USP e pós-graduada em Literatura.
Atividades Profissionais: Professora de português e língua espanhola do Centro Universitário UNIFIEO e do Centro de Línguas Antônio Raposo Tavares. Roteirista de objetos educacionais, escritora premiada em concursos literários, nas categorias ensaio e conto. Autora do Manual Básico de Língua Espanhola. EDIFIEO, 2012 e autora de vários textos literários publicados por diferentes editoras.
Nível: Ensino Superior