|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Música e reciclagem


Plano de Aula do Filme A Casa do Mestre André | Ficção | De Leo Sykes | 2007 | 15 min | DF


Dois palhaços querem, a qualquer custo, tocar seus instrumentos em praça pública e alegrar as crianças que por ali passam, com sua música engraçada e divertidas gags e caretas. Eles já conseguiram cativar um pequeno público infantil, mas ainda não foram capazes de convencer o guarda da localidade quanto ao valor de sua iniciativa. Por isso, acabam expulsos de lá. Desolados estão partindo, quando de repente uma das crianças lhes sugere que todos visitem um amigo especial, mestre André, que adora música e alegria.




Objetivos
O curta CASA DE MESTRE ANDRÉ permite que abordemos alguns temas bastante interessantes juntamente ao público-alvo, a saber: - O valor da música - A importância do circo e de seus mais conhecidos representantes, os palhaços - A reciclagem de sucatas (materiais não-orgânicos) - A criatividade - A alegria proporcionada pela amizade.

Situação Didática
Seria interessante que o trabalho se iniciasse com as crianças a partir da apresentação das ideias relativas à reciclagem e ao aproveitamento de sucatas. Desta prévia poderia se sugerir que os pequenos fizessem alguns breves levantamentos em casa quanto a como é feito ou mesmo se é realizado algum reaproveitamento de materiais não-orgânicos em suas casas e bairros.
Depois disso, para tornar mais lúdica a situação, seria apresentado o curta A CASA DE MESTRE ANDRÉ.
Seria interessante iniciar um trabalho em sala de aula de aproveitamento de sucatas trazidas pelos alunos de suas casas para a confecção de brinquedos.
Outras possibilidades seriam o aproveitamento dos temas relacionados à música e ao trabalho do circo e dos palhaços.

Comentários
O curta CASA DE MESTRE ANDRÉ é singelo e bastante cândido, ou seja, tem uma caracterização pueril que o torna muito próprio ao aproveitamento juntamente as crianças da educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental. Ao mesmo tempo nos traz temática forte e impactante, sem ferir o público ao qual se destina, propondo mesmo que a reciclagem entre de forma natural em suas vidas e que se incorpore desde cedo a sua realidade.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado