|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Direitos das Crianças e Adolescentes


Plano de Aula do Filme 10 centavos | Ficção | De Cesar Fernando de Oliveira | 2007 | 19 min | BA


Analisar situações do cotidiano de menores que estão em situação de trabalho ou em busca de sustento, ampliando sua "visão de mundo" e o "horizonte de expectativas".
Refletir sobre o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e também entre os diferentes grupos.




Objetivos
Analisar situações do cotidiano de menores que estão em situação de trabalho ou em busca de sustento, ampliando sua "visão de mundo" e o "horizonte de expectativas". Refletir sobre o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e também entre os diferentes grupos.

Situação Didática
Provoque reflexões sobre a História dos Direitos da Infância (você encontrará uma fonte disponível em: http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/2ca3faf4-9815-437a-a182-2ee3e6e2625d/Default.aspx ). Apresente os Direitos das Crianças e Adolescentes em HQ: "Gibi Turma da Mônica- O Estatuto da Criança e do Adolescente", disponível em http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/b2241bb8-1940-49ec-94d8-eb943643e380/Default.aspx . Discuta ações sobre a eliminação da exploração de mão-de-obra infantil e sobre a proteção do adolescente trabalhador. Uma fonte interessante para iniciar a discussão está em http://www.promenino.org.br/Portals/0/TrabalhoInfantil/g_m_oit.pdf .


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Eliane Candida Pereira


Formação: Psicologia, Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar, Psicopedagogia Institucional
Atividades Profissionais: Formação Continuada de Educadores
Nível: Ensino Médio