Presépio de Natal

Plano de Aula do Filme O Natal do Burrinho | Animação | De José Maia, Lancast Mota, Otto Guerra | 1984 | 5 min | RS

A publicidade infantil, voltada para o consumismo, está muito presente nas vésperas do Natal, nos shoppings, lojas e televisão. Com isso as crianças acabam associando cada vez mais essa data com a troca de presentes materiais, muitas vezes esquecendo do seu verdadeiro significado.

Com esse curta é possível resgatar e refletir com as crianças a verdadeira história do Natal.

-Conhecer o verdadeiro significado do Natal.

- Conhecer músicas Natalinas

- Produzir uma peça de teatro.

1° momento:

Como forma de introduzir o tema, separe previamente alguns elementos natalinos para que os alunos possam explorar. Como sugestão você pode apresentar para as crianças músicas, árvore de Natal, estrela, guirlanda, Papai Noel entre outros.

Aproveite o momento de exploração dos alunos para questionar quais são as percepções que eles tem do Natal e o que eles conhecem sobre cada um desses símbolos.

Posteriormente, conte para os alunos a história que existe por trás de cada símbolo de Natal que foi apresentado.

2° momento:

Antes da exibição do curta, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o verdadeiro significado do Natal e o que é comemorado nessa data do ano. Apresente o presépio para a turma, questione quem já conhecia esse elemento do Natal e o que ele representa. Explique que no dia 25 de dezembro é comemorado o nascimento de Jesus. Em uma roda, conte para a turma a história do nascimento de Jesus utilizando os personagens do presépio para ajudar a encenar.

Depois assista com os alunos ao curta "O Natal do Burrinho".

3° momento:

Depois de assistirem ao curta, questione os alunos o que eles acharam do filme e da história do natal contada pela perspectiva do burrinho. Produza com eles uma história coletiva, em que deverão contar, com as próprias palavras, como foi o nascimento de Jesus. Essa história será a base de um roteiro de uma peça de teatro que será encenada pelos próprios alunos. Escolha junto com eles quem será cada um dos personagens da história e em parceria com o professor de artes elabore o cenário e o figurino para a peça.

Escolha com os alunos músicas natalinas que foram apresentadas no primeiro momento da aula para fazer a trilha sonora da peça.

Depois de ensaiar, marque uma data para que a peça de teatro das crianças seja exibida para toda a comunidade escolar

.

Caroline Franco