|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Interação: Uma necessidade Humana


Plano de Aula do Filme Um Lugar Comum | Animação | De Jonas Brandão | 2009 | 9 min | SP


Lugares comuns, daqueles em que as pessoas se encontram com regularidade, já não são tão comuns assim... A propósito, até o ato de se encontrar, de forma espontânea, legítima, ao acaso, como ocorria com alguma frequência há algum tempo atrás, já não é tão usual... As pessoas se encontram sim, motivadas por necessidades e interesses, perdeu-se um pouco do charme, encanto e graça do encontro casual. Tudo hoje parece irremediavelmente ligado a algum tipo de compromisso, negócio ou propósito, tem que haver alguma "utilidade" nos encontros... Será que a vida assim não perdeu um pouco de sua naturalidade e alegria?




Objetivos
Promover a interação espontânea, motivada não por interesses imediatos, pensados, calculados, mas o encontro casual entre as pessoas para que se conheçam, conversem, troquem ideias, apreciem o mundo ao seu redor. Esta dificuldade está sendo percebida como um problema social dos dias de hoje, neste século XXI, tão ligado pela web e tão pouco conectado nos espaços reais, de forma natural...

Situação Didática
Conversar com os alunos a existência de espaços que frequentem (ou não) em seus bairros, como praças e jardins. Fazer um levantamento de como são estes espaços e quais são as pessoas que mais o utilizam (faixa etária, perfil sócio-econômico) e o que os motiva a estar por ali. Pedir a eles que façam levantamentos (pesquisa de campo) com estas pessoas. Apresentar o curta e abrir reflexão sobre o mesmo. Verificar com os estudantes se realizam ações ou frequentam espaços de forma espontânea, livre e casual. Propor encontros e interação em locais como estes, sem vincular a qualquer tipo de compromisso.

Comentários
Sinto que o mundo precisa de mais praças, jardins, flores e pessoas a se encontrar sem que para isso tenham algum propósito produtivo ou interesse em particular. Que estes encontros sejam reais e não intermediados por máquinas, bits ou bytes. Não é possível abraçar alguém pelo computador. Não dá para sentir o prazer de uma conversa fiada olhando para a tela, mesmo que alguma câmera transmita imagens da pessoa com a qual conversamos. Os homens precisam dos homens e isso é fato. Para isso, não é necessário que algum objetivo específico nos mobilize ao encontro, precisamos ir ao encontro apenas pelo prazer inigualável do contato humano...

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado