|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Riqueza de linguagens e culturas


Plano de Aula do Filme Patativa | Animação, Documentário | De Ítalo Maia | 2001 | 10 min | CE


O nosso país tem uma variedade cultural e linguística muito grande. Com relação à linguística, a mais evidente é a regional. Com o curta "Patativa", pretendemos abordar essa variante linguística, por meio da vida e obra do poeta e repentista Patativa do Assaré, relacionando com os temas do sertão, com a literatura de Cordel e com as músicas regionais.




Objetivos
- Compreender e identificar as diferentes variantes linguísticas - Apreciar a riqueza cultural dos poemas de Patativa do Assaré, assim como a de sua região - Realizar intertextualidade entre as obras de Patativa, literatura de cordel e música regional (Luiz Gonzaga).

Situação Didática
Etapa 1 Comece a abordagem questionando aos seus alunos sobre as formas de "falar" que eles conhecem, utilizando exemplos de sua família, amigos, vizinhos, etc. Explique aos alunos o conceito de variante linguística, enfatizando a variante regional, mais especificamente a nordestina. Etapa 2 Apresente o curta. Após, realize uma roda de discussão com a turma, direcionando-os com algumas perguntas: O Patativa fala de maneira diferente? Por que? Por conta da maneira de falar do Patativa, há algum "empobrecimento" em sua obra literária? Vocês conhecem outras formas artísticas que usam a mesma variante? Quais? Etapa 3 Traga para os alunos alguns poemas de Patativa do Assaré (confira os links em "Para saber mais"). Traga, também, o conceito de Literatura de Cordel e alguns poemas desse gênero. Apresente a música "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, e explique a temática da música: A grande seca que o Nordeste sofreu nas últimas décadas, que fez com que muitos abandonassem suas terras e suas cidades, em busca de uma vida melhor. Etapa 4 Em grupos, peça para que os alunos discutam sobre a relação entre essas obras e a linguagem que ela utiliza. Após o trabalho nos grupos, abra uma roda de discussão para socializar as discussões dos grupos com a classe. Após, peça que eles retomem o grupo e realizem uma produção, utilizando qualquer um dos gêneros trabalhados: poema, literatura de cordel, música, vídeo, entre outras. Os trabalhos poderão ser expostos na escola e no blog da turma/escola (caso eles ainda não o tenham, será uma ótima oportunidade de iniciar). Avalie se os alunos conseguiram compreender a diferença e a importância de linguagem oral/informal e linguagem escrita/formal e se conseguiram identificar quais as principais temáticas presentes nos gêneros expostos: poesia de Patativa do Assaré, Literatura de Cordel e gênero musical Baião, de Luiz Gonzaga.

Comentários
Para saber mais: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/ http://pensador.uol.com.br/poesia_de_patativa_do_assare/ http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/seca-inverno-634217.shtml http://cordeldobrasil.com.br/v1/ http://www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c Palavras-chaves: Patativa do Assaré Literatura de Cordel Variante Linguística Nordeste. Autoria: Talita Cavalcante de Morais Silva

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mary Grace