Foram encontrados 22 relatos(s) para o filme Patativa
                    
                    
                        Buscando por: 
                        
                    
                
 
             
                    
        
        
        
                
        
            
            
            
            A vida sertaneja, a migração para as grandes cidades e o choque cultur
            
            
	       
                Objetivo 
                - Identificar o grande êxodo nordestino em direção, especialmente, ao sudeste industrial no governo de JK;
- Debater sobre a indústria da seca, o poder político e a compra de votos;
- Comparar a vida do campo à vida nas cidades;
- Observar as diferenças e o choque cultural presentes neste momento de encontro;
- Reconhecer  a importância da tolerância e da convivência com outras culturas;
- Perceber que existem outros saberes além do saber sistematizado;
- Apreciar a resistência, a poesia e o saber de Patativa do Assaré;
- Identificar as representações culturais nordestinas presentes no meio em que vivem.
          
            
   
        
        
             
	
                De 15/09/2012                                 
            
                     
             | 22
         
        
           
            
             
             
                
            
           
            
            
	                                                   
                            
                Nível de ensino da turma*
                Ensino Médio            
            
 
            
	     
                
                Faixa etária da turma*
                de 14 a 18 anos            
            
 
            
	     
                
                Nº de alunos na turma            
                18            
            
            
	     
                
                Professor-Autor                        
                Charles Lemos Costa                        
            
        
            
	  
                
                Escola CEM 10 DE CEILANDIA | DF | BRASILIA | Urbana | Estadual     
            
            
                         
           
            
             
     
    
        
        
                
        
            
            
            
            Música e poesia com Patativa
            
            
	       
                Objetivo 
                Oferecer possibilidade de pensar a língua através da variedade linguística;
Apreciar a cultura popular e reconhecê-la como parte da história do país; 
Conhecer a poesia e história de Patativa do Assaré.          
            
   
        
        
             
	
                De 24/09/2012                                 
            
                     
             | 35
         
        
           
            
             
            
	               
                
                Tema(s) abordados(s)            
                 
                        Pluralidade Cultural 
            
  
                
            
           
            
            
	                                                   
                            
                Nível de ensino da turma*
                Ensino Fundamental II            
            
 
            
	     
                
                Faixa etária da turma*
                de 10 a 14 anos            
            
 
            
	     
                
                Nº de alunos na turma            
                60            
            
            
	     
                
                Professor-Autor                        
                SILVIA HELENA S VASCONCELLOS                        
            
        
            
	  
                
                Escola SILVERIO MONTEIRO PROF E.M | SP | ITAPEVA | Rural | Municipal     
            
            
                         
           
            
             
     
    
        
        
                
        
            
            
            
            Reflexões sobre a produção cultural do sertão nordestino
            
            
	       
                Objetivo 
                No desenvolvimento de um projeto que homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, achamos pertinente a utilização do curta-metragem Patativa do Assaré como complemento das atividades a serem desenvolvidas no projeto. Com a exibição do vídeo, objetivamos o reconhecimento da produção cultural no sertão nordestino, percebendo os aspectos físicos, históricos e sociais da região como elementos constituintes da produção cultural sertaneja apresentado no filme. Desta forma, estabelecermos uma relação de semelhança entre a vida de Luiz Gonzaga com a de Patativa do Assaré.          
            
   
        
        
             
	
                De 16/09/2012                                 
            
                     
             | 16
         
        
           
            
             
             
                
            
           
            
            
	                                                   
                            
                Nível de ensino da turma*
                Ensino Fundamental II            
            
 
            
	     
                
                Faixa etária da turma*
                de 10 a 14 anos            
            
 
            
	     
                
                Nº de alunos na turma            
                35            
            
            
	     
                
                Professor-Autor                        
                vaneska lima de oliveira                        
            
        
            
	  
                
                Escola ESCOLA SAO JOSE SPORT CLUB | PE | RECIFE | Urbana | Estadual     
            
            
                         
           
            
             
     
    
        
        
                
        
            
            
            
            O Canto de Patativa
            
            
	       
                Objetivo 
                1. Analisar relações entre literatura e história; 2. ler e analisar o roteiro original do curta; 3. compreender as relações de sentido entre o roteiro e as imagens do curta; 4. traçar um breve panorama sócio-histórico do contexto de produção relacionado à biografia de Patativa; 5. abordar as relações de Patativa do Assaré com os cantadores e repentistas nordestinos; 6. ler e analisar poemas do autor, enfatizando a temática, a métrica, a rima e o ritmo; 7. ouvir e debater sobre letras de canções compostas pelo autor; 8. abordar a predominância da oralidade na produção dos cantadores e repentistas; 9. analisar as composições do autor sob o ponto de vista da variação linguística; 10. conhecer as características de um folheto de cordel; 11. produzir textos e folhetos de cordel.          
            
   
        
        
             
	
                De 02/07/2012                                 
            
                     
             | 82
         
        
           
            
             
             
                
            
           
            
            
	                                                   
                            
                Nível de ensino da turma*
                Ensino Médio            
            
 
            
	     
                
                Faixa etária da turma*
                de 14 a 18 anos            
            
 
            
	     
                
                Nº de alunos na turma            
                30            
            
            
	     
                
                Professor-Autor                        
                wendell de freitas amaral                        
            
        
            
	  
                
                Escola EE DEP OLAVO COSTA | MG | JUIZ DE FORA | Urbana | Estadual     
            
            
                         
           
            
             
     
    
        
        
                
        
            
            
            
            Do Assaré para o mundo
            
            
	       
                Objetivo 
                1. avaliar a importância do escritor Patativa para a divulgação da cultura cearense;
2. fazer o comparativo entre a linguagem informal "cabocla" e a linguagem padrão culta;
3. reconhecer a importância da valorização cultural, sem discriminação linguística;
4. estimular o gosto pela leitura;
5. analisar aspectos do ambiente apresentado no filme;
6. fazer uma análise da literatura engajada ao meio popular;
7. desenvolver a capacidade de debater e respeitar a opinião do outro;
8. redigir texto com a linguagem coloquial.
          
            
   
        
        
             
	
                De 24/05/2012                                 
            
                     
             | 22
         
        
           
            
             
             
                
            
           
            
            
	                                                   
                            
                Nível de ensino da turma*
                Ensino Médio            
            
 
            
	     
                
                Faixa etária da turma*
                de 14 a 18 anos            
            
 
            
	     
                
                Nº de alunos na turma            
                118            
            
            
	     
                
                Professor-Autor                        
                Cristina Portela de Lima Velos                        
            
        
            
	  
                
                Escola ESCOLA JARINA MAIA | PE | JOÃO ALFREDO | Urbana | Estadual     
            
            
                         
           
            
             
     
    
        
        
                
        
            
            
            
            Projeto "Vovô Patativa"
            
            
	       
                Objetivo 
                A partir da exibição do documentário animado "Patativa", aguçar o imaginário das crianças fazendo-as refletir e absorver parte da realidade do artista Patativa do Assaré: Como é e sua relação com o ambiente onde vive? Sua casa, sua fala, suas características físicas e vestes? O que ele faz (profissão e cotidiano)? Qual a sua história (eu, identidade, família), o que ele tem para nos contar? E entre outros questionamentos e observações, fazer um link direto com sua música "Vaca Estrela e Boi Fubá" - mencionada no final do curta (trabalhando também gênero dos animais: macho e fêmea); buscando trabalhar a cultura nordestina na música e na oralidade (rimas e ritmos), na dança, características marcantes que devem ser (re)conhecidas e valorizadas em meio a nossa cultura tão rica e diversificada.          
            
   
        
        
             
	
                De 11/06/2012                                 
            
                     
             | 35
         
        
           
            
             
             
                
            
           
            
            
	                                                   
                            
                Nível de ensino da turma*
                Educação Infantil            
            
 
            
	     
                
                Faixa etária da turma*
                de 3 a 7 anos            
            
 
            
	     
                
                Nº de alunos na turma            
                20            
            
            
	     
                
                Professor-Autor                        
                Érica de Albuquerque Campos                        
            
        
            
            
                         
           
            
             
     
    
        
        
                
        
            
            
            
            A Diversidade Cultural e Linguística
            
            
	       
                Objetivo 
                O objetivo do trabalho foi mostrar a pluralidade cultural e linguística existentes no nosso país. Fazer com que os alunos tenham a noção de que existem muitas variantes para a nossa língua, principalmente a falada. Também foi objetivo mostrar que existe uma língua padrão que deve ser seguida para escrevermos textos científicos e dissertações, mas que, ainda assim, as variantes da língua falada são usadas para outros fins e que não atrapalhariam a compreensão. Com base nesses objetivos, foi traçado um plano de apresentação do trabalho em sala de aula.          
            
   
        
        
             
	
                De 23/08/2012                                 
            
                     
             | 15
         
        
           
            
             
            
	               
                
                Tema(s) abordados(s)            
                 
                        Pluralidade Cultural 
            
  
                
            
           
            
            
	                                                   
                            
                Nível de ensino da turma*
                Ensino Fundamental II            
            
 
            
	     
                
                Faixa etária da turma*
                de 7 a 10 anos            
            
 
            
	     
                
                Nº de alunos na turma            
                60            
            
            
	     
                
                Professor-Autor                        
                ANDRE NASCIMENTO                        
            
        
            
	  
                
                Escola ESC STO AGOSTINHO | MG | TEOFILO OTONI | Urbana | Particular     
            
            
                         
           
            
             
     
    
        
        
                
        
            
            
            
            Dos menestréis ao poeta popular: O que nos diz a poesia?
            
            
	       
                Objetivo 
                Levando em consideração que a poesia é atemporal, apresentamos aos alunos a poesia produzida durante o Trovadorismo e recitada pelos menestréis e a poesia popular de nossos repentistas e poetas populares, haja vista que a poesia produzida por ambos contam com a utilização de instrumentos musicais (lira ou viola), podendo, também, ser recitada, no que condiz à poesia produzida por nossos poetas populares.          
            
   
        
        
             
	
                De 16/09/2012                                 
            
                     
             | 11
         
        
           
            
             
             
                
            
           
            
            
	                                                   
                            
                Nível de ensino da turma*
                Ensino Médio            
            
 
            
	     
                
                Faixa etária da turma*
                de 14 a 18 anos            
            
 
            
	     
                
                Nº de alunos na turma            
                12            
            
            
	     
                
                Professor-Autor                        
                Ananília Meire Es da Silvtevão                        
            
        
            
	  
                
                Escola EE VIRGILIO FURTADO 1 E 2 GRAUS | RN | LAJES PINTADAS | Urbana | Estadual     
            
            
                         
           
            
             
     
    
        
        
                
        
            
            
            
            Comunicação e cidadania na poesia de Patativa 
            
            
	       
                Objetivo 
                Objetivo geral:
* Analisar, juntamente com os alunos, como Patativa do Assaré, mesmo sendo sertanejo e sem uma formação acadêmica de nível elevado, a partir de sua poesia, conseguiu transmitir o seu legado de cidadania. 
Objetivos Específicos: 
* Conhecer Patativa do Assaré enquanto poeta e agricultor sertanejo;
* Verificar o uso da Língua Portuguesa (dialeto sertanejo) nos poemas de Patativa;
* Analisar a abordagem temática do poema, ressaltando como Patativa comunica ao mundo a sua cidadania, seu senso crítico e sua visão política.          
            
   
        
        
             
	
                De 29/06/2012                                 
            
                     
             | 21
         
        
           
            
             
            
	               
                
                Tema(s) abordados(s)            
                 
                        Cidadania 
            
  
                
            
           
            
            
            
	     
                
                Faixa etária da turma*
                acima de 18 anos            
            
 
            
	     
                
                Nº de alunos na turma            
                20            
            
            
	     
                
                Professor-Autor                        
                Maria Mônica de Freitas                         
            
        
            
	  
                
                Escola E E PROFA ALVANI DE FREITAS DIAS | RN | APODI | Urbana | Estadual     
            
            
                         
           
            
             
     
    
        
        
                
        
            
            
            
            Biografia de um Sertanejo
            
            
	       
                Objetivo 
                Procurando trabalhar de forma interdisciplinar com as disciplinas Geografia e Língua Portuguesa, os objetivos propostos foram:	
 - Localizar no mapa do Brasil a região geográfica retratada, segundo o IBGE;
 - Identificar as subdivisões da região nordeste;
 - Correlacionar o clima, relevo e vegetação do bioma Caatinga com o modo de vida do sertanejo e com a biografia do poeta popular Patativa do Assaré;
 - Caracterizar os gêneros: Biografia e Poesia Popular;
 - Diferenciar linguagem padrão e linguagem popular, valorizando a segunda e identificando situações onde o uso da primeira é indispensável.
          
            
   
        
        
             
	
                De 01/10/2012                                 
            
                     
             | 14
         
        
           
            
             
             
                
            
           
            
            
	                                                   
                            
                Nível de ensino da turma*
                Ensino Fundamental I            
            
 
            
	     
                
                Faixa etária da turma*
                de 10 a 14 anos            
            
 
            
	     
                
                Nº de alunos na turma            
                22            
            
            
	     
                
                Professor-Autor                        
                Ana Paula Barbosa Castro Cambr                        
            
        
            
	  
                
                Escola EM TEREZINHA NIVIA DE OLIVEIRA LOPES | MG | IPATINGA | Urbana | Municipal