|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Melhorias de Relacionamentos


Plano de Aula do Filme Pandemônio | Documentário | De Coletivo Cinema para Todos | 2010 | 7 min | RJ


No início do ano escolar, todos (professores, alunos, pais) retornam à escola com uma expectativa de que as coisas serão melhores do que no ano anterior. Muitas vezes, essa expectativa acaba não sendo cumprida conforme vão passando os dias: os problemas continuam os mesmos, ou só mudam de lugar. Nesse curta, você vai conhecer a realidade de uma escola como muitas no Brasil e as suas dificuldades e vamos propor um trabalho para a melhoria de alguns deles, para que seja dado o passo inicial para a mudança tão esperada.




Objetivos
- Propor melhorias para o ambiente escolar

- Desenvolver o senso crítico sobre direitos e deveres br>
- Produzir um roteiro e um documentário de curta-metragem br>
- Realizar um debate oral.


Situação Didática
1ª Etapa

Reúna a turma em círculos. Comece abordando o tema, pedindo para que os alunos exponham a sua opinião sobre os problemas enfrentados por eles na escola. Peça, também, para que reflitam sobre a atitude dos professores e demais funcionários da escola e, principalmente, sobre a atitude deles durante o ano escolar que se passou (ou que está em andamento).

2ª Etapa

Assistam ao filme. Após, pergunte se eles acharam semelhanças entre as falas de professores e alunos. Questione se eles acreditam em problemas gerais (que acontecem na maioria das escolas) e em problemas específicos (que acontecem somente em escolas de determinada região). Peça para que eles vão anotando esses problemas, e relacionando com o tipo a que eles pertencem (infra-estrutura, professores, colegas, gestão escolar, etc.)

3ª Etapa

A partir dos problemas levantados, peça para que os alunos se dividam em grupos para escreverem um roteiro e produzirem um documentário de curta-metragem. Defina qual área cada grupo deverá focar mais e sugira que eles levantem nomes de pessoas a serem entrevistadas e locais onde podem ser feitas as filmagens. Oriente-os, também, para que se dividam na realização do trabalho: enquanto um cuidará mais da parte de roteiro, outro cuidará mais da filmagem, um terceiro para as entrevistas, outra pessoa para edição final, etc.

4ª Etapa

Acompanhe o trabalho dos alunos na realização das filmagens. Marque reuniões semanais (ou de duas vezes por semana) para tirar dúvidas e ver como está o andamento do trabalho. Auxilie-os na edição final do vídeo.

5ª Etapa

Proponha para a escola uma seção de cinema para passar os vídeos produzidos pelos alunos. Converse com os demais professores para que seja debatido o trabalho feito dentro de cada turma, fazendo-os refletir sobre o que poderiam fazer para iniciar o ano diferente e melhorar um pouco mais o ambiente escolar.

Comentários
Avaliação

Avalie o envolvimento dos alunos na atividade proposta, bem como o seu desenvolvimento individual e o trabalho em equipe. Verifique também se compreenderam que melhorar o ambiente escolar é tarefa de todos, inclusive deles, que devem cobrar os seus direitos, sem se esquecerem dos deveres a cumprir.

Para saber mais:

Artigo sobre a produção de documentário em sala de aula: http://www.fsma.edu.br/visoes/ed07/Edicao_7_artigo_5.pdf Acessado em 22/01/2013

Curta: Conexão Escola - A Sociedade da Informação: http://portacurtas.org.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=10598 Acessado em 22/01/2013

Palavras-chaves: Documentário Direitos e Deveres Debate Oral.

Plano de aula produzido por: Talita Cavalcante de Morais Silva

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mary Grace