Oficina de Bonecas

Plano de Aula do Filme Imagine Uma Menina Com Cabelos De Brasil... | Animação | De Alexandre Bersot | 2010 | 10 min | RJ

Na televisão, nas revistas, na internet, somos bombardeados com imagens que transmitem quais os padrões de beleza aceitáveis atualmente. Muitas vezes são de mulheres brancas, magérrimas e de cabelos lisos. Esses padrões são refletidos também nos brinquedos fabricados para as crianças, bonecas como Barbie, brancas e loiras estão entre as campeãs de vendas, raramente encontramos bonecas que reproduzem a diversidade da beleza. Esse curta-metragem nos faz refletir sobre os padrões socialmente impostos e o sofrimento daqueles que não se enquadram nos mesmos.

-Refletir sobre discriminação.

-Repensar os modelos e padrões de beleza.

-Trabalhar a autoestima das crianças, tanto meninas como meninos.

- Produzir bonecas de pano.

1° momento:

Antes de exibir para a turma o curta "Imagine uma menina com cabelos de Brasil" faça um amigo secreto com os alunos. Cada aluno vai tirar o nome de um colega da classe. Solicite que cada um faça um desenho do colega que foi sorteado por ele e que escreva algumas características físicas do mesmo. Depois desse momento, cada um irá mostrar o desenho e falar sobre as características que escolheu para descrever o colega e a turma terá que adivinhar quem é. Isso se repetirá até que todos os alunos tenham mostrado o desenho. Nesse momento professor, fique atento para demonstrações de preconceito e de discriminação. Intervenha mostrando quantas diferenças existem entre as pessoas e como elas devem ser respeitadas e valorizadas. Registre os depoimentos dos alunos para serem usados posteriormente.

2° momento:

Assista ao curta com os alunos e depois faça uma roda de conversa a respeito do que eles acharam do vídeo. Como eles acharam que as meninas que apareceram no curta estavam se sentindo com a discriminação das colegas. Aproveite a roda de conversa para discutir com eles sobre os padrões de beleza impostos nas capas de revista, novelas e internet. Procure mostrar modelos, e imagens de pessoas que são contrárias a esses padrões e mostre como elas podem ser igualmente belas. Registre os depoimentos dos alunos para serem usados posteriormente.

3° momento:

Mostre imagens de bonecas que refletem o padrão de beleza imposto pela sociedade e questione o que os alunos acham sobre a grande maioria das bonecas que são vendidas nas lojas de brinquedos serem brancas, loiras e de cabelos lisos. Realize com os alunos uma oficina de criação de bonecos que são contra os estereótipos de beleza impostos socialmente. Disponibilize retalhos de pano e novelos de lã de diferentes cores e texturas, enchimento de almofada, botões, agulhas grossas, cola, etc. Marque uma exposição na escola com os bonecos criados e com os depoimentos que foram registrados durante o momento do debate com os alunos, convide toda a comunidade escolar para visitar a exposição e refletir sobre o tema. Depois da exposição, doe os bonecos para a brinquedoteca da escola, para que os alunos de várias turmas possam brincar com os mesmos.

Links interessantes:

Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil