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Um resgate na memória


Plano de Aula do Filme O Tempo dos Objetos | Ficção | De Bruno Carneiro | 2001 | 13 min | SP


Se as lembranças às vezes afloram ou emergem, quase sempre são uma tarefa, uma paciente reconstituição.(Bosi, 1994, p. 39) O filme mostra o cotidiano de um casal de meia idade, em que as expectativas de conquistas materiais, obrigações para com a família e com a sociedade, já foram cumpridas.
Dessa forma o dia-a-dia se resume aos cuidados e atividades básicos para a sobrevivência e sobrevida, não há mais encanto, não há mais sonho.
Até que um dia o homem encontra uma peça de um puzzle (quebra-cabeças) e sua memória o leva a um tempo passado, quando a montagem de quebra-cabeças eram momentos de parceria e intimidade com a esposa.
Ao entrar no seu "quartinho de bagunças", ele volta no tempo, um tempo no qual os sonhos eram fundamentais para o bem-estar e alegria na sua vida. Um resgate na memória.
Memória: é a capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória humana), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).
A memória humana focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. A possibilidade de resgate mnemônico permite reviver momentos bons e ruins, e também dar um novo sentido à vida, pois conduz a reflexão.
No curta O Tempo dos Objetos, é retratado como esse resgate foi fundamental para reavivar uma vida e dar sentido a ela. Tanto pode ser feito para o prazer pessoal e para uma vida em comum.
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
 Em Psicologia (conteúdos conceituais em formação de professores, bem como conceituais e atitudinais com as crianças e os jovens):
o Desenvolvimento Humano (infância, adolescência, idade adulta e velhice)
o Envelhecimento.
 Em Ciências/ Biologia:
o Ciclos da vida humana.
o Como funciona a mente.
o O que é memória e como cuidar dela.
o O envelhecimento do corpo.




Objetivos
o Compreender o desenvolvimento humano o Refletir sobre sentimentos como: solidão e necessidade de paciência, motivação e desafios como inerentes ao processo de envelhecimento (anexo 1) o Discutir sobre a importância das diferentes fases da vida e suas tarefas e conquistas o Planejar uma entrevista com idosos(as) tendo como base questionamentos do próprio grupo, acerca do envelhecimento.

Situação Didática
Fases do trabalho: 1. Apresentação do curta "O Tempo dos Objetos" 2. Pesquisar sobre o Desenvolvimento humano e suas fases 3. Pesquisar sobre o que é memória 4. Criar uma linha do tempo de um(a) idoso(a) conhecido(a) e destacar suas produções 5. Avaliar e discutir em roda como podemos ser produtivos, independente de nossa idade.

Comentários
Anexo 1 A tigela de madeira Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa. O filho e a nora irritaram-se com a bagunça. - "Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai", disse o filho. - "Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão." Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação. Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira. Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão. O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente à criança: - "O que você está fazendo?" O menino respondeu docemente: - "Oh, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer". O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho. Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos. Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito. Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou a toalha da mesa sujava. Anexo 2 Bibliografia de Literatura Infanto-Juvenil comentada: Livro 1 - A Velhinha Que Dava Nome às Coisas, de Cynthia Rylant, editora Brinque Book, s/d. "Era uma vez uma velhinha que já não tinha nenhum amigo, pois todos eles haviam morrido. Por isso, ela começou a dar nome às coisas que durariam mais que ela: sua casa, seu carro, sua poltrona. Até o dia em que um cachorrinho apareceu no seu portão. Então, a velhinha acaba dando um nome ao cachorrinho, mesmo correndo o risco de sobreviver a ele. A autora trata sutilmente de solidão e perda. As bonitas ilustrações, em aquarela de traço firme, imprimem graça e leveza ao texto". Orientação Didática: "Reflexões sobre a vida e suas fases de crescimento/desenvolvimento/envelhecimento despertam interesse na criança porque ela vai situar melhor as pessoas com quem convive, podendo assim compreender as transformações que os anos trazem, bem como respeitá-las conforme seu comportamento, suas manias e sobretudo tirar o maior proveito da grande sabedoria acumulada pela experiência de vida" (fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=14). Livro 2 - Os velhinhos da casa, de Iris Rivera, editora Salesiana, 32 páginas. "Quando ameaça cair uma tempestade, a velhinha prefere ficar em casa, fazer pão doce e escrever versos, mas é justamente com esse tempo que o velhinho gosta de sair para a rua. Se faz sol, é o contrário". Orientação Didática: trabalhar temas tais como: Valores: Projeto de vida/saber viver, Reciprocidade, e Tolerância. (fonte: http://www.editorasalesiana.com.br/cfdocs/catalogo_interna2.cfm?idlivro=360). Livro 3 - Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox, editora Brinque Book, 32 páginas. "Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente. Então monta uma cesta e vai levá-la a Antônia. Quando ela recebe os presentes 'maravilhosos', conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias". Orientação Didática: "Amar o próximo e gostar da sua presença é um exercício familiar ao universo infantil. Faz parte das primeiras descobertas. O 'gosto', 'não gosto' independem do racional. É a pura expressão emocional que forma o núcleo afetivo dos primeiros anos de vida. Está ligado à identificação com o outro, a pontos comuns nos quais reside a sociabilidade, um produto natural da memória afetiva que muitas vezes é chamada de cumplicidade. É, com certeza, um dos mais lindos sentimentos humanos, resultado dos registros do ontem, do hoje e do provável vir a ser: o amanhã. O amanhã é o que podemos chamar de um espaço na zona proximal. É o que separa a pessoa de um desenvolvimento que poderá ser alcançado no campo da vivência pessoal, mas ainda não foi. É o constatado em outrem, mas o não vivido pelo sujeito, no caso, a criança em formação. Há, também, o campo da memória do aconteceu comigo, ou seja, a história de vida de cada um, suas lembranças e vivências. Guilherme é o personagem desse processo, latente na relação da criança com os idosos" (fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=51) . Bibliografia e Webgrafia consultada e indicada: BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. SP: Companhia das Letras, 1994. MEMÓRIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=14 http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=51 http://www.editorasalesiana.com.br/cfdocs/catalogo_interna2.cfm?idlivro=360 http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/tigela_madeira.htm

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Marilene Lima


Formação: Mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC/SP (1999-2001) tendo desenvolvido pesquisa sobre a História dos Métodos de Alfabetização em São Paulo.Psicóloga, formada pela UMESP (1991-1997).
Atividades Profissionais: Coordenadora do Programa Edukaleidos: Educação para o bem-estar [http://www.edukaleidos.pro.br]. Docente na Pós-Graduação da UNISA nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional (Lato Sensu)e MBA Executivo em Gestão de Pessoas (Unisa Business School).
Publicações: Últimas publicações: Entrevista concedida à jornalista Thais Gurgel, do Caderno Especial: Educação Infantil, da Revista Nova Escola, "Conhecimento de Mundo na Educação Infantil", publicação prevista para março/2007; Artigo no site Pró-Fala (http://www.profala.com/artpsico41.htm - Portugal) Educação, Psicanálise e Cultura
Nível: Ensino Superior
Instituição: UNISA | São Paulo | SP