Vai encarar?

Plano de Aula do Filme No Bar | Ficção | De Cleiton Stringhini, Paulo de Tarso Mendonça | 2002 | 8 min | SP

A evolução do tabagismo em nossa sociedade resulta no maior número de mortes evitáveis que se tem notícia, alcançando 5,6 milhões de mortes, apenas em 2009. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que se essa situação não for revertida, entre 2020 e 2030 chegaremos as 10 milhões de mortes anuais por doenças relacionadas ao uso de tabaco. Atualmente o fumo é um dos principais fatores de risco para 6 das 8 principais causas de morte no planeta.

No entanto, a inteligência humana e os recursos financeiros obtidos pelas indústrias têm sido utilizados em grande escala no processo de dissimulação destas graves consequências e destes imensos riscos.

-Debater o tabagismo num contexto sociocultural

- Promover ações socioeducativas no enfrentamento do tabagismo entre adolescentes e jovens

1° momento:

Exiba o filme para a turma, logo depois faça a mediação da discussão a partir das perguntas a seguir: (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)

- Do que se trata o curta?

- Qual é o objetivo da campanha na embalagem de cigarros?

- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?

2° momento:

Para entender um pouco da história da cultura do tabagismo, exiba Tabagismo - A Farsa - TV Escola Para um melhor aproveitamento das informações contidas no documentário, prepare os alunos a identificarem os interesses da indústria do cigarro e as consequências desses interesses terem sido garantidos nas últimas décadas.

3° momento:

Proponha uma pesquisa aos alunos junto aos seus familiares e à comunidade. O roteiro de questões abaixo é apenas uma sugestão para o encaminhamento da atividade:

a) Você fuma?

b) O que pensa do ato de fumar?

c) Se você é fumante, com que idade começou o hábito?

d) O que o levou a iniciar neste hábito?

e) Se não é fumante, o que acha que influenciou na sua decisão de não aderir a este hábito?

f) Você acha que o jovem tem influência da mídia para este hábito? E do grupo de amigos?

g) Que ação você acha que seria significativa para combater o Tabagismo na adolescência? Por quê?

h) Quais as campanhas anti-tabagismo que você conhece que acredita que foram importantes e deram resultados? (pode destacar as fotos nas embalagens)

4° momento:

Com o resultado da pesquisa, organize as informações com os alunos de modo a conhecer o perfil do grupo pesquisado e os dados mais relevantes. Proponha um debate sobre as razões que levaram os entrevistados a se tornarem tabagistas ou não.

Como atividade, proponha aos alunos escreverem uma carta a algum jovem ou adolescente que está interessado em fumar cigarros para alertá-lo do prejuízo que esse hábito ou vício poderá trazer à sua vida.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas