Escondendo a pobreza.

Plano de Aula do Filme À Margem dos Trilhos | Documentário | De Marcelo Pedroso, Pedro Severien | 2014 | 8 min | PE

Muitas vezes, nas propostas de modernização de bairros e cidades, por trás de grandes empreendimentos que atendem apenas a população mais rica das cidades, pouco se pensa nas pessoas menos favorecidas e a grande preocupação é esconder as favelas e ocupações urbanas que são consideradas esteticamente feias.

-Discutir propostas de modernização que levem em consideração todos os moradores daquele espaço.
- Elaborar propostas para resolver esses problemas.

1° momento:
Escolha uma região do entorno da escola, que possua ocupação urbana irregular, e discuta com os alunos que ações de melhoria que eles acreditam que deveriam ser feitas para tornar aquela região mais moderna e bonita.
Anote as propostas dos alunos para ser retomada ao final do filme 2° momento:
Assista o filme com os alunos e logo faça uma discussão com eles:
- Que problemas que foram levantados pelos narradores do curta. - Que problemas vocês percebem pela própria experiência que existem relacionados à habitação social?
Retome as propostas que eles fizeram de melhoria na região no entorno da escola e questione se eles, ao propor essas mudanças, levaram em consideração a população que estava naquela região ou apenas se preocuparam na estética dos espaços.
3° momento:
Peça para que os alunos, em grupos, discutam propostas de melhorias que levem em consideração as questões levantadas durante a exibição do filme:
"Que possibilidades o governo pode promover para que as áreas de habitação popular possam ter qualidade, se consolidar, não ser apenas áreas que são segregadas e excluídas."

Jussara Caetano

Formação: Jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mí­dias Digitais.
Atividades Profissionais: Coordenadora de comunicação do Instituto Paramitas.
Publicações: Em 2013 teve a reportagem Meu corpo, meu filho, meu parto publicada no livro "A quem pertence o corpo da mulher?". De 2004 a 2007 participou do grupo de estudos literários Encontro das Ã?guas na Biblioteca Municipal de Osasco.
Nível: Ensino Superior