|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Propostas politicas das crianças


Plano de Aula do Filme Ratos de Rua | Animação | De Rafael de Paula Rodrigues | 2003 | 5 min | RJ


"O Brasil possui uma população de 190 milhões de pessoas, dos quais 60 milhões têm menos de 18 anos de idade, o que equivale a quase um terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe. São dezenas de milhões de pessoas que possuem direitos e deveres e necessitam de condições para se desenvolverem com plenitude todo o seu potencial. Contudo, as crianças são especialmente vulneráveis às violações de direitos, à pobreza e à iniquidade no País." (http://www.unicef.org/brazil/pt/activities.html)




Objetivos
Refletir sobre as necessidades das crianças. Elaborar propostas para os futuros candidatos desde o olhar das crianças.

Situação Didática
Assistir o filme com as crianças e logo fazer um levantamentos de quais são os problemas que as crianças passam. Anotar uma lista na lousa a partir da fala dos alunos. Ler com os alunos o artigo do dia 3-9-2014 sobre uma candidata a presidente que assina compromisso com as crianças. http://noticias.band.uol.com.br/eleicoes/2014/presidenciaveis/luciana-genro/100000705438/luciana-genro-assina-compromisso-com-criancas.html Comparar os problemas que os alunos falaram e listaram com os que a candidata apresenta. São os mesmos? Eles concordam com os que ele apresenta? Pedir aos alunos que em grupos elaborem um pedido aos candidatos sobre os temas que os preocupam. Pode serem formato de carta ou vídeo.


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Denise