|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

O rádio e a sua importância histórica


Plano de Aula do Filme The Big Boy Show | Documentário | De Claudio Dager, Leandro Petersen | 2004 | 20 min | RJ


A
primeira radiodifusão ocorreu em 1916, em Nova York,mas é a partir de 1919 começa a chamada "Era do rádio". O "pai do rádio brasileiro" foi Edgard Roquete Pinto. Ele e Henry Morize fundaram em 20 de abril de 1923, a primeira estação de rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. É só em 1941 que a primeira radio novela foi apresentada e teve a duração de três anos.
O que um padre têm a ver com a história do rádio no Brasil?
Esse nos parece um passado tão distante, a evolução do rádio na medida em que vivemos a era da nanotecnologia, do GPS, da wireless (rede sem fio) e muitas outras inovações tecnológicas.
Nossos alunos provavelmente não conhecem o LP ou Long-play, o bolachão, que embalaram milhares de festas.
Quem foi Big Boy? Qual era sua proposta? Que personagem era este à frente de seu tempo? Ao embarcar nesta era, os alunos se depararão com a febre do Baile da Pesada. Será que são as raízes dos Bailes de hoje, o que têm as raves com isso?
A proposta é mergulhar na história do rádio e descobrir muito sobre esse personagem, assim como propõe o filme "The Big Boy Show".
Esse trabalho pode possibilitar que os alunos conheçam uma forma de linguagem que está em todas as casas a muito mais tempo que a televisão e contextualizem a dinâmica que o rádio tem hoje. É possível relacionar passado e presente, resgatar como os
meios de comunicação formam opiniões, informam e, muitas vezes, deformam opiniões, enfim, discutir criticamente sobre como a comunicação envolve nossas vidas.
Para os mais ousados, seria muito interessante criar uma rádio para a escola, envolver os alunos nesta empreitada e buscar parcerias para efetivar a missão, e, assim, permanecerem ligados!




Objetivos
==> Identificar as características da Linguagem utilizada no rádio.
==> Situar em relação à contribuição do personagem do filme em relação à história do Rádio, bem como em discutir os movimentos musicais que marcaram a época.
==> Relacionar com a dinâmica que o rádio tem atualmente.


Situação Didática
1. Conversar com os alunos sobre quais estações de rádio escutam, quais as características da emissora, etc

2. Montar uma entrevista para algum profissional de rádio

Dica: você pode convidar estudantes de Rádio e Televisão para virem conversar com os alunos, ou ainda, fazer uma entrevista via e-mail para algum jornalista famoso.

3. Fazer uma apresentação de quando iniciou o rádio e descrever as características do rádio naquela época

4. Apresentar uma linha do tempo do rádio

5. Assistir ao filme: The Big Boy Show e debater em que esse personagem inovou

6. Propor uma pesquisa sobre o personagem

7. Formar grupos na classe para as seguintes tarefas:

Grupo I - Deverá, através de um programa de rádio, contar a história de Big Boy Show ( o filme pode ser uma das fontes de pesquisa).
Grupo II- Deverá pesquisar como é um trabalho de um DJ
Grupo III- Deverá fazer uma pesquisa na escola, sobre quais são os programas de rádio preferidos dos alunos
Grupo IV- Deverá criar um programa de rádio para a escola. TEMA: se a nossa escola pudesse ter um rádio, que programa você gostaria de escutar. Pode-se propor uma pesquisa do perfil de cada rádio, elencando os pontos positivos e negativos de cada uma.

8. Fazer um debate sobre quais são as contribuições da rádio para a comunicação no Brasil.


Comentários
Avaliação:

Identificar o quanto cada grupo atingiu o objetivo
Avaliar o interesse dos grupos pelo tema.

Saiba mais em :

Site com a linha histórica do rádio
http://www.microfone.jor.br/historia.htm

Experiência que conta como fazer uma radio na escola
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0172/aberto/mt_86498.shtml

Como criar uma rádio na Internet
http://www.escolabr.com/virtual/videoaula/radio/

Projeto radio-escola
http://www.portalgens.com.br/radio-escola/#

Biografia do Big Boy Show
http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Boy

Pedagogo Autor do Plano de Aula
José Manuel Moran


Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.
Atividades Profissionais: Diretor acadêmico da Faculdade Sumaré - SP; Especialista em avaliação de cursos superiores a distância; Professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Publicações: no último ano : MORAN COSTAS, José Manuel (Org.) ; MORAN, J. M. (Org.) ; MASETTO, M. T. (Org.) ; BEHRENS, M. (Org.) . Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 10ª. ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2006. 173 p.
Nível: Ensino Superior
Instituição: Faculdade Sumaré | São Paulo | SP