|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A casa


Plano de Aula do Filme A Casa | Animação | De Andrés Lieban | 2004 | 3 min | RJ


A partir da linguagem mímica, utilizada pelo personagem da animação, pretendemos trabalhar a linguagem corporal e audiovisual como forma de expressão e comunicação.




Objetivos
- Compreender o audiovisual como um forma de linguagem, de expressão e comunicação (compreensão textual do vídeo). - Analisar, compor e recompor linguisticamente palavras-chave da letra da música apresentada no vídeo. - Conhecer tipos de moradia e reconhecer a importância e valor do próprio lar. - Identificar a mímica como linguagem através dos gestos corporais.

Situação Didática
- Explorar conhecimentos prévios dos alunos, a partir do título do vídeo. - Exibição do vídeo. - Roda de conversa sobre o vídeo. - Exploração de tipos de moradia e importância de um lar. - Leitura com compreensão da letra da música. - Destaque das palavras-chave da letra da música. - Análise fonológica e linguística das palavras: CASA, TETO, CHÃO, REDE, PAREDE, PENICO, ESMERO, BOBO, ZERO, explorando palavras que rimam. - Discussão sobre o que é mímica e a sua importância como linguagem. - Identificar significado das palavras desconhecidas pelos alunos, a partir do uso do dicionário. - Ditado de palavras-chave do texto (produção escrita). Recursos: Notebook, caixas de som, papéis ofício, quadro, pincel, dicionário, lápis de cor.

Comentários
Palavras-chaves: Mímica linguagem música. Plano de aula produzido por Daniele Facundo de Paula (com adaptações de Talita Cavalcante de Morais Silva).

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mary Grace